Necessidade de fechamento cognitivo para alunos com deficiência visual associada a outras deficiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8136

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino Remoto, Experiências Concretas

Resumo

Necessidade de Fechamento Cognitivo se refere ao desejo de obter esclarecimento sobre determinado assunto ou situação para evitar ambiguidades. Nesse sentido, surge a questão: como implementar as estratégias de fechamento cognitivo por meio do ensino remoto para alunos com deficiência visual associada a outras deficiências? Objetivo: implementar atividades/estratégias de fechamento cognitivo, por meio do ensino remoto, para alunos com deficiência visual associada a outras deficiências, oferecendo oportunidades concretas para compreensão do começo e fim das atividades. Método: relato de experiência com abordagem qualitativa e quantitativa, durante o ano de 2021, com três alunas com deficiência visual associada a outras deficiências. Resultados: as alunas compreenderam o começo e o fim das atividades. Conclusões: seja na modalidade remota ou presencial, os alunos com deficiência visual associada a outras deficiências precisam compreender o começo e o fim das atividades de forma concreta. A divulgação da experiência vivenciada neste estudo poderá beneficiar outros alunos.

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Biografia do Autor

Flavia Daniela dos Santos Moreira, Instituto Benjamin Constant

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant PPGEDV/IBC. Pós-Doutorado em Educação pelo PROPED/UERJ. Doutora em Educação PROPED/UERJ. Mestra em Educação Especial PPGEES/UFSCAR. Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela UFSCAR. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABEE. Membro da Deafblind International (DbI). Membro da ISAAC-BRASIL. Integrante dos grupos dos pesquisa: GEPICSH/Universidade Metodista-SP. e GPEEDC/UFRB. Editora de Seção da Revista Educação Especial. Revisora de periódicos nacionais e autora de artigos e dois livros. Principais temas de pesquisas desenvolvidos: Deficiência Visual, Deficiência Múltipla Sensorial Visual, Comunicação Alternativa Tátil: Objetos de Referência, Símbolos Tangíveis, Símbolos Táteis e Símbolos Texturizados.

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Publicado

26/11/2024

Como Citar

dos Santos Moreira, F. D. (2024). Necessidade de fechamento cognitivo para alunos com deficiência visual associada a outras deficiências. Educação Em Foco, 27(53), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8136

Edição

Seção

Relato de experiência