Práticas educativas na Educação Básica:
relações entre linguagem, neurociências e turismo
Visualizações: 74DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8313Palavras-chave:
Cultura, Ensino de língua, Patrimônio, Neurociências, TurismoResumo
Pensando na importância do turismo e sua percepção para o desenvolvimento de uma região, investigamos como os moradores de uma comunidade local percebem a região onde vivem nas questões turísticas e seus aspectos econômicos, históricos, culturais e ambientais e desenvolver, com eles, materiais informativos e de divulgação. Evidenciamos, a partir de nossas observações, que a metodologia pode aumentar o engajamento dos alunos, favorecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de situações concretas de linguagem e estimular vivências e práticas além dos muros da escola. Concluímos também, como hipótese para a escolha do tema, que é comum os moradores de uma determinada cidade conhecerem muito pouco sobre o turismo local e sua importância para o desenvolvimento econômico e regional.
Downloads
Referências
ARAUJO, M. ; GONCALVES, P. O. ; BENEVENUTO, F. . Métodos para Análise de Sentimentos no Twitter. In: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (Webmedia). Salvador, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FRAGA, C. C. L; COELHO, M.; MARIA MOREIRA LOPES, J. . Por uma nova agenda de pesquisa em Turismo e Neurociências: Como a memória tem sido incorporada em estudos de experiência turística?. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30946
MATTE, A. C. F.. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre. Série Texto Livre: pensemeando o mundo. Tomo I. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018
MILLER, G. A. WordNet: a lexical database for English. Commun. ACM 38, 11 (November 1995), 39-41. DOI=10.1145/219717.219748 http://doi.acm.org/10.1145/219717.219748 DOI: https://doi.org/10.1145/219717.219748
NARAYANAN, R.; LIU, B.; CHOUDHARY, A. Sentiment analysis of conditional sentences. InProc. of the Conference onEmpirical Methods in Natural Language Processing: Volume 1, pages 180–189. Association for Computational Linguistics, 2009. DOI: https://doi.org/10.3115/1699510.1699534
PASQUALOTTI, P. R.; VIEIRA, R. . WordNetAffectBR: uma base lexical de palavras de emoções para a língua portuguesa. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 2b, 2008. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14693
SÃO PAULO. Turismo na Escola. Material de Apoio aos Docentes na disciplina de “Turismo” na rede estadual de ensino. Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em https://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=563, acesso em 09 ago. 2023.
SILVA, Hélio Santos Pina da. Testemunhos Geográficos de bem querência em Alfenas-MG. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.