Educação e identidade camponesa: reflexões sobre o papel dos sujeitos camponeses e a formação dos diferentes grupos

Autores

  • Aline Lucas de Souza Gomes Mestrado no Curso de Ensino em Ciências e Humanidades. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Eulina Maria Leite Nogueira Professora Orientadora; Doutora em Educação, Faculdade de Educação; Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Alice Lucas de Souza Gomes Doutoranda no Curso de Geografia Humana. Universidade São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8346

Palavras-chave:

Cenário camponês. Infância. Mulher camponesa. População camponesa. Velhice no campo.

Resumo

Este texto apresenta reflexões a respeito dos atores sociais que protagonizam o cenário camponês através de sua organização e modo de vida, bem como a circunstância das diferentes fases de cada um, a criança, o jovem, a mulher, o adulto e o idoso camponês, além da contribuição que cada sujeito exerce em relação à dinâmica do campo. O estudo é composto por revisão bibliográfica e levantamento documental, sendo parte desse material oriundo da pesquisa de mestrado. Todas as informações registradas foram analisadas sobre a interpretação do Materialismo histórico-dialético como base filosófica e método de análise. De posse das discussões levantadas torna-se necessário identificar quem são os sujeitos camponeses em sua forma ampla e as contradições que enfrentam no campo, além de retomar breves considerações sobre o respeito ao protagonismo do campo como cumprimento das diretrizes voltadas para a modalidade de Educação do Campo.

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Publicado

26/11/2024

Como Citar

Lucas de Souza Gomes, A., Maria Leite Nogueira, E., & Lucas de Souza Gomes, A. (2024). Educação e identidade camponesa: reflexões sobre o papel dos sujeitos camponeses e a formação dos diferentes grupos. Educação Em Foco, 27(53), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8346