v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco

					Visualizar v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco
Publicado: 29/04/2022

Dossiê

  • Subjetividades de professores no ensino remoto e híbrido emergenciais: uma análise discursiva

    Luciana Azeredo, Marcia Aparecida Amador Mascia, Wagner Ernesto Jonas Franco
    8-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6414
  • As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial breve análise de pesquisas

    Fernanda Franco Santos, Célia Maria Fernandes Nunes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes
    31-51
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407
  • Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista Contribuições da Família durante a pandemia

    Cíntia Helisa Freitas Cruz Soares, Soraya Dayanna Guimarães Santos
    52-72
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6409
  • O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica

    Jairo Antônio da Paixão, Alvanize Valente Fernandes Ferenc , Deise de Jesus Soares Nunes
    73-92
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6310
  • Aprendizagens interculturais a percepção dos estudantes argentinos de uma experiência de internacionalização curricular em casa em tempos de pandemia

    Yuri Elias Gaspar, Mauricio da Silva Guedes, Gracia María Clérico
    93-109
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6406
  • Diálogos entre dois programas de mentoria de pares em tempos de ensino remoto desafios e possibilidades para cursos das ciências da saúde

    Roberta Vasconcelos Leite, Mariana André Honorato Franzoi
    110-129
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6412
  • Pandemia, Psicodeflação e Educação Estética

    Laurici Vagner Gomes
    130-156
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6413

Artigos

  • Políticas de ações afirmativas e seus limites frente à branquitude no Ensino Superior

    Adelina Malvina Barbosa Nunes, Margareth Diniz
    157-181
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5582
  • A produção de presença negra por meio do cinema de Zózimo Bulbul no curso de formação de professores

    Fábio Paz Rosa
    182-204
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.4638
  • Política de cotas e as mudanças no perfil de candidaturas no Enem o caso do Rio de Janeiro

    Anderson Paulino, Rodrigo Rosistolato
    205-226
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5469
  • Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial

    Valquíria Elena Gonçalves Theodoro, Alex Sandro Gomes
    227-259
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5503
  • Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico? um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula

    Thaís Reis de Assis, Patrícia de Abreu Monteiro
    260-279
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889
  • Tecnologias digitais na educação infantil: possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada

    Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timm
    280-297
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5859
  • Utilização de novas mídias no teatro e suas contribuições para a educação profissional e tecnológica

    Mara Fernandes Costa, Debora Pazetto Ferreira
    298-326
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5508
  • Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano

    Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda
    327-352
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5611
  • Percepção dos estudantes do Curso de Nutrição frente a uma experiência curricular chamdada “Vivência Interdisciplinar e Multidisciplinar (VIM)

    Fernanda Grison Confortin, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
    353-376
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5868
  • Livros didáticos do PNLD (2013-2016) Um retrato das concepções de alfabetização

    Thaise da Silva, Ana Paula Bolsan Sagrilo
    377-396
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5596
  • Formação humana e espiritualidades olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras

    Lis Paiva de Medeiros, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
    397-419
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5513
  • Intervenção online com professores para prevenção e enfrentamento do bullying escolar estudo de viabilidade

    Claudia Santos Rocha, Helen Bedinoto Durgante, Débora Dalbosco Dell'Aglio
    420-443
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5825
  • Educação e teatro considerações pedagógicas sobre o espaço não formal

    Diego Pereira, Cláudio Guilarduci
    444-461
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5879
  • Reconstrução histórica do grupo escolar de Ribeirão Claro no período de predominância da pedagogia nova no Brasil (1932-1969)

    Maria Antonia de Lima, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    462-494
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5851

Resenha

  • Refletindo a inclusão escolar e deficiência na perspectiva da biopolítica

    Reinaldo Oliveira Menezes, Hellen Cristina Picanço Simas
    495-501
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6076