Jogos, brincadeira e educação: novos sentidos e significados para a atuação do docente dos anos iniciais
Abstract
Em relação a brincadeira, estamos longe de ter alguma certeza, contudo atribui-se a ela um papel fundamental para o aprendizado das crianças. Igualmente, o jogo, como um fenômeno cultural, que passa de geração para geração e marca a vida das pessoas, é um dos artifícios básico para o desenvolvimento das crianças. Portanto, este artigo tem por intenção apresentar uma reflexão sobre o conceito de jogo, brincadeiras e discorrer a respeito da atuação do docente das séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que o professor é um dos pilares para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Constituído por uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, de livros impressos, digitais e artigos científicos, este trabalho vem sendo pautado nas obras de Brougère (2011), Caillois (1990), Carneiro (2013), Freire (2012) e Huizinga (2011), entre outros. Os estudos realizados para este trabalho, evidencia que o brincar é essencial para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, e é imprescindível que o docente propicie momentos de aprendizagem a partir de brincadeiras, e para isso, é crucial apropriar-se da essência do brincar.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Brincadeiras. Educação. Atuação Docente.
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