Jogos, brincadeira e educação: novos sentidos e significados para a atuação do docente dos anos iniciais

Autori

Abstract

Em relação a brincadeira, estamos longe de ter alguma certeza, contudo atribui-se a ela um papel fundamental para o aprendizado das crianças. Igualmente, o jogo, como um fenômeno cultural, que passa de geração para geração e marca a vida das pessoas, é um dos artifícios básico para o desenvolvimento das crianças. Portanto, este artigo tem por intenção apresentar uma reflexão sobre o conceito de jogo, brincadeiras e discorrer a respeito da atuação do docente das séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que o professor é um dos pilares para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Constituído por uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, de livros impressos, digitais e artigos científicos, este trabalho vem sendo pautado nas obras de Brougère (2011), Caillois (1990), Carneiro (2013), Freire (2012) e Huizinga (2011), entre outros. Os estudos realizados para este trabalho, evidencia que o brincar é essencial para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, e é imprescindível que o docente propicie momentos de aprendizagem a partir de brincadeiras, e para isso, é crucial apropriar-se da essência do brincar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Brincadeiras. Educação. Atuação Docente.

Biografia autore

Agatha Eleuterio Paulo, UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Unidade Barbacena

Natural de São Paulo, resido em Barbacena desde 2002. Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente, Mestranda em Educação, pela Universidade Federal de Lavras, cursando Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Educação Especial e Psicologia organizacional, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Apaixonada pelo ensino individualizado, acredito que todo ser humano tem capacidades, e procuro desenvolve-las. Assim, busco transformar meu aluno no melhor que ele possa ser. Áreas de interesse: Alfabetização e letramento; práticas educativas; ciências cognitivas: linguagem e cognição, tecnologia e ensino.

Pubblicato

2023-03-14