J. Tomás pedagogo Joaquim Tomás (1873-1973) pedagogo português seguidor da escola nova na 1.ª República e Ditadura Militar (1910-28) e Estado Novo (1928-1974)

Authors

Keywords:

Joaquim Tomás, Escola Nova;, História da Educação, Ensino primário, Didática-pedagógica

Abstract

Estudo de natureza histórico-documental e/ou bibliográfica à volta da figura pedagógica de Joaquim Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise e interpretação das fontes (primárias, secundárias), complementadas com entrevistas a um seu familiar, que nos permitiu reconstruir historicamente o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário, de admirador dos ideais da Escola Nova e de experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico, devedor do texto/linguagem e mediador na pesquisa e interpretação das fontes documentais, fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sócio histórico e político em que viveu. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar a obra e as ações de J. Tomás no período histórico do seu percurso de vida; compreender à luz da época (contexto), o autor, a autenticidade e confiabilidade documental, a natureza da interpretação argumentativa relacionada com educação/ensino e pedagogia moderna; identificar J. Tomás no seio das ideias do movimento da Escola Nova; valorizar esta figura pedagógica para História da Educação. Neste resgate da memória individual para a coletiva no campo da Educação quisemos aprofundar os contributos de J. Tomás para História da Educação em Portugal e, principalmente a sua vertente didático-pedagógica do ensino primário.

Author Biography

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Degree of University Aggregate in the area of Education/H.ª of Social Education. PhD in Educational Sciences (H.ª area of Education /Theory and H.ª of Education), Master in Education /Educational Sciences and Graduated in Pedagogy and Philosophy. He is a professor of polytechnic higher education since 1987, belongs to the Department/UTC-CSH, is currently coordinator of the Master of Social Intervention School (2014--) and President of the Technical-Scientific Council of the Higher School of Education (2018-2022), in addition to other academic and institutional functions (external evaluator). He is an integrated researcher at CeiED of the Lusophone University of Lisbon

Published

2024-06-12