J. Tomás pedagogo Joaquim Tomás (1873-1973) pedagogo português seguidor da escola nova na 1.ª República e Ditadura Militar (1910-28) e Estado Novo (1928-1974)

Autores

Palavras-chave:

Joaquim Tomás, Escola Nova;, História da Educação, Ensino primário, Didática-pedagógica

Resumo

Estudo de natureza histórico-documental e/ou bibliográfica à volta da figura pedagógica de Joaquim Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise e interpretação das fontes (primárias, secundárias), complementadas com entrevistas a um seu familiar, que nos permitiu reconstruir historicamente o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário, de admirador dos ideais da Escola Nova e de experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico, devedor do texto/linguagem e mediador na pesquisa e interpretação das fontes documentais, fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sócio histórico e político em que viveu. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar a obra e as ações de J. Tomás no período histórico do seu percurso de vida; compreender à luz da época (contexto), o autor, a autenticidade e confiabilidade documental, a natureza da interpretação argumentativa relacionada com educação/ensino e pedagogia moderna; identificar J. Tomás no seio das ideias do movimento da Escola Nova; valorizar esta figura pedagógica para História da Educação. Neste resgate da memória individual para a coletiva no campo da Educação quisemos aprofundar os contributos de J. Tomás para História da Educação em Portugal e, principalmente a sua vertente didático-pedagógica do ensino primário.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Título de Agregado Universitário na área da Educação/H.ª da Educação Social. Doutor em Ciencias da Educação (àrea de H.ª da Educação /Teoria e H.ª da Educação), Mestre em Educação/Ciências da Educação e Licenciado em Pedagogia e em Filosofia. É docente do ensino superior politécnico desde 1987, pertence ao Dept.º/UTC-CSH, é presentemente coordenador do Mestrado de Intervenção Social Escolar (2014--) e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação (2018-2022), para além de outras funções académicas e institucionais (avaliador externo). É investigador integrado no CeiED da Universidade Lusófona de Lisboa. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4841-1215

Downloads

Publicado

2024-06-12