Educação e atitude científica: observações sobre o pensamento epistemológico de Gaston Bachelard
Resumen
O artigo apresenta uma reflexão sobre a educação e a atitude científica com base no pensamento epistemológico de Gaston Bachelard (1884-1962). O pensador francês contribuiu para o avanço da epistemologia com suas ideias inovadoras. Seu pensamento tentou sintonizar o conhecimento científico com os parâmetros da complexidade e da relatividade. Bachelard buscou captar a dialética da ciência contemporânea. Dedicou-se a estudar a atuação da subjetividade humana sobre o conhecimento científico. Mostrou como a psicanálise pode ser aplicada à ciência no trabalho de objetivação do conhecimento. Defendeu a história como um instrumento útil ao progresso das ciências, principalmente as físicas e naturais. Apresentou novos pressupostos para a formação do espírito científico. Esses temas serão estudados no decorrer do presente trabalho.Descargas
Publicado
2012-11-08
Número
Sección
Artigos
Licencia
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.