Educação e atitude científica: observações sobre o pensamento epistemológico de Gaston Bachelard

Autori

  • Rodrigo Augusto de Souza Doutorando em Educação - UFPR; Mestre em Educação - PUCPR.

Abstract

O artigo apresenta uma reflexão sobre a educação e a atitude científica com base no pensamento epistemológico de Gaston Bachelard (1884-1962). O pensador francês contribuiu para o avanço da epistemologia com suas ideias inovadoras. Seu pensamento tentou sintonizar o conhecimento científico com os parâmetros da complexidade e da relatividade. Bachelard buscou captar a dialética da ciência contemporânea. Dedicou-se a estudar a atuação da subjetividade humana sobre o conhecimento científico. Mostrou como a psicanálise pode ser aplicada à ciência no trabalho de objetivação do conhecimento. Defendeu a história como um instrumento útil ao progresso das ciências, principalmente as físicas e naturais. Apresentou novos pressupostos para a formação do espírito científico. Esses temas serão estudados no decorrer do presente trabalho.

Biografia autore

Rodrigo Augusto de Souza, Doutorando em Educação - UFPR; Mestre em Educação - PUCPR.

Doutorando em Educação - UFPR; Mestre em Educação - PUCPR

Pubblicato

2012-11-08

Fascicolo

Sezione

Artigos