Educação distante - reflexões acerca da corporeidade nas práticas de educação a distância, no contexto do paradigma educacional emergente

Autores/as

  • Josemir Medeiros da Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Resumen

Este artigo discute as possibilidades reais de aplicação do paradigma educacional emergente, que considera o ser humano em sua totalidade, corpo, mente e emoção, nas práticas de educação a distância (Ead). A partir de um breve levantamento histórico que mostra os avanços da educação brasileira até o paradigma educacional emergente e das discussões acerca do campo de estudos que junta a educação e a comunicação, a educomunicação, o autor aponta uma possível contradição entre essa educação moderna, centrada na tecnologia, e a impossibilidade de se considerar a corporeidade do aluno em função da distância física entre o professor de Ead e seus alunos, o que poderia ser considerado como uma volta à tão criticada educação bancária, definida por Paulo Freire.

 

Palavras-chave: Educação; tecnologia; comunicação; educomunicação.

Biografía del autor/a

Josemir Medeiros da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), jornalista, professor universitário, autor-roteirista de cinema e televisão, pesquisador da área de Educomunicação.

Publicado

2011-12-08

Número

Sección

Artigos