Teorias de ensino e aprendizagem em EPT: rumos e percursos

Autores/as

  • Denise Beatriz Andrade Fernandes de Mendonça IF Sudeste MG
  • Pedro Henrique de Castro Apolinário
  • Ataualpa Luiz de Oliveira
  • Helder Antonio da Silva

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir em linhas gerais teorias de aprendizagem com enfoque na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, parte-se do pressuposto dos aspectos variados, de que forma estas teorias se relacionaram com o ensino ao longo da história. O texto dialoga com as premissas das teorias cognitivistas, abordando os pensamentos de Piaget e Vigostsky, importantes estudiosos com relevantes legados na área do conhecimento. Ademais, o estudo aponta Carl Rogers, importante persona na abordagem Humanista, que com seus estudos muito contribuiu no campo educacional. No tocante, pode-se perceber que é possível utilizar dos conceitos humanísticos e cognitivistas na Educação Profissional e Tecnológica para obter resultados produtivos, visto que as bases conceituais dessa modalidade de ensino aspiram o trabalho como princípio educativo e a formação integral e politécnica.

Publicado

2024-06-12