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Relato de experiência sobre abordagem decolonial no ensino de Sociologia durante o estágio supervisionado UFRJ/CEAPJ 2023

Autores/as

  • Ana Beatriz Maia Neves SEEDUC RJ
  • Beatriz Moura UFRJ
  • Carolina Medeiros UFRJ
  • Gabriela Cunha UFRJ
  • Luiza Lince UFRJ
  • Maria Carolina Barreto UFRJ

Palabras clave:

decolonial; colonialidade; pós-colonial; colonização

Resumen

Este artigo teve como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática que destaca a colonização como marco da construção da nossa realidade social. O relato de experiência reúne a concepção e realização de aulas nas turmas do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Sociologia pela professora regente e por cinco licenciandas em Ciências Sociais da UFRJ no Colégio Estadual Antônio Padro Júnior, na cidade do Rio de Janeiro. Ressalta-se o teor experimental da abordagem ao utilizar a combinação de metodologias ativas com conceitos de colonialidade, decolonialidade e pós-colonialidade para refletir sobre a condição do Brasil e da população brasileira como país colonizado. Destaca-se a congruência da experiência com as leis Leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira, além da indígena, no currículo escolar com o objetivo de educar para as relações étnico-raciais.

 

Biografía del autor/a

Beatriz Moura, UFRJ

Jornalista formada e Licencianda em Ciências Sociais pela UFRJ. Estagiária no CEAPJ

Carolina Medeiros, UFRJ

Bacharel e Licencianda em Ciências Sociais pela UFRJ. Estagiária no CEAPJ

Gabriela Cunha, UFRJ

Licencianda em Ciência Sociais pela UFRJ e estagiária no CEAPJ

Luiza Lince, UFRJ

Licencianda em Ciência Sociais pela UFRJ e estagiária no CEAPJ

Maria Carolina Barreto, UFRJ

Licencianda em Ciência Sociais pela UFRJ e estagiária no CEAPJ

Citas

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Publicado

2024-06-12