Vozes emergentes para entender o mundo
Relato de experiência sobre abordagem decolonial no ensino de Sociologia durante o estágio supervisionado UFRJ/CEAPJ 2023
Palavras-chave:
decolonial; colonialidade; pós-colonial; colonizaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática que destaca a colonização como marco da construção da nossa realidade social. O relato de experiência reúne a concepção e realização de aulas nas turmas do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Sociologia pela professora regente e por cinco licenciandas em Ciências Sociais da UFRJ no Colégio Estadual Antônio Padro Júnior, na cidade do Rio de Janeiro. Ressalta-se o teor experimental da abordagem ao utilizar a combinação de metodologias ativas com conceitos de colonialidade, decolonialidade e pós-colonialidade para refletir sobre a condição do Brasil e da população brasileira como país colonizado. Destaca-se a congruência da experiência com as leis Leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira, além da indígena, no currículo escolar com o objetivo de educar para as relações étnico-raciais.
Referências
ADICHIE, C. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, v.2, n.11, p.89-117, 2013.
MELO, T; BENZAQUEN, J. O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em Trabalhos de Conclusão de Curso da UFPE e da UFRPE. Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul, Pernambuco, v. 3, n. 2, p. 171-194. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/mutiro/issue/view/3295>. Acesso em: 15 set 2023.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: ______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 10-18.
OLIVEIRA, R; ESTEVES, T. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Sociologia. Londrina: Engenho das Letras, 2021.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.