Anúncios

Artigos livres

A Revista Histórias Públicas recebe artigos livres em fluxo contínuo. 

Dossiê com chamada aberta

2° semestre de 2026 (jul.dez.)

História, imagens e política  - Organizadores - Douglas Souza Angeli (UEMG) e Wagner da Silva Teixeira (UFTM). 

Cronograma

Submissão até 01/02/2026 Publicação em Dezembro de 2026. 

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas das ciências humanas a contribuir com o dossiê temático História, imagens e política.  As relações entre história, imagens e política se estabelecem, historicamente, de modos variados, como são igualmente variadas as possibilidades de pesquisa, ensino e difusão do conhecimento histórico sobre as dimensões políticas da vida social através das imagens. Portadoras de signos e alvo de disputas políticas por sentidos, as imagens não são inocentes ou neutras, muito menos uma expressão da verdade, elas traduzem formas de ver e entender o mundo. Disso decorre que seu uso como meras ilustrações costuma não passar impune diante de olhares críticos.

As imagens relacionadas ao poder se tornam fontes históricas quando os historiadores perguntam aquilo que elas não querem mostrar. Foi assim que Lynn Hunt, em Política, cultura e classe na Revolução Francesa, interpretou as imagens presentes em selos e medalhas como indícios da moldura cultural da lógica revolucionária. Por meio da análise de cartazes, charges e outras ilustrações, Rodrigo Patto Sá Motta refinou sua interpretação sobre o imaginário anticomunista na obra Em guarda contra o perigo vermelho.

As imagens são, igualmente, objeto de estudo na História, como a construção da imagem pública de Luís XIV na obra clássica de Peter Burke, A fabricação do rei, e, mais recentemente, a apropriação milenar das imagens dos imperadores romanos estudada por Mary Beard em Doze césares: imagens de poder do mundo antigo ao moderno.

Como os historiadores trabalham com as imagens na sua dimensão política e com a política na sua dimensão imagética? A partir deste questionamento, o dossiê incentiva a submissão de artigos que expressem resultados de pesquisas ou de experiências de ensino, extensão ou história pública de forma mais ampla, que tenham como objeto de reflexão, fonte ou método as imagens na sua relação com os fenômenos políticos em diferentes suportes e recortes temporais e espaciais.  

 

EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – 2027 e 2028

Revista Histórias Públicas, periódico voltado para a publicação de artigos, resultados de pesquisas, entrevistas e resenhas, abre chamada para propostas de organização de dossiês temáticos para os anos de 2027 e 2028. Serão selecionados até quatro dossiês.

As propostas serão recebidas até o dia 30 de dezembro de 2025 e o resultado será publicado até o dia 16 de março de 2026.


DO OBJETIVO E DA NATUREZA: Os dossiês devem abordar temáticas no interior da área de História, considerando alguma ou algumas das suas diversas dimensões: pesquisa, ensino, extensão, currículos etc.  

DA COORDENAÇÃO: Os dossiês devem ser propostos por, no mínimo, dois e, no máximo, três proponentes, com vínculo com qualquer instituição de pesquisa e ensino (Educação Básica ou Superior), do país ou do exterior. Pelo menos um dos proponentes deve ter o título de doutor, sendo que os demais devem ter, no mínimo, a titulação de mestre. Os proponentes não podem ter sido organizadores de dossiês publicados no último ano contado a partir da data de divulgação deste edital.


DA ESTRUTURA E FORMA: Os dossiês propostos, em sua forma final, serão compostos por, no máximo, dez artigos, os quais seguirão os critérios formais e de avaliação da Revista Histórias Públicas, disponíveis em nossas Diretrizes Submissões.

A revista receberá artigos de: graduandos, graduados, pós-graduandos, especialistas, mestres e doutores.

A composição do grupo de proposição do dossiê deverá considerar a diversidade geográfica do país, bem como a diversidade institucional, e a diversidade étnico-racial e de gênero entre seus proponentes.


DAS PROPOSTAS: As inscrições de dossiês serão feitas por e-mail a ser enviado para historiaspublicas@uemg.br e devem conter: 

  1. a)  Proposta de título;
  2. b) Nomes dos organizadores/proponentes, e-mail, e indicação das suas respectivas titulações e vínculos institucionais;
  3. c) Apresentação e justificativa/relevância da proposta do dossiê, situando a temática e/ou problemática indicada (mínimo de 2000 e máximo de 5000 caracteres com espaços)

Atenção: Todos os artigos propostos para o dossiê deverão ser submetidos pelos autores por meio do sítio eletrônico da revista e serão encaminhados para avaliação por pares (duplo-cego) da Revista Histórias Públicas, observando as normas e procedimentos disponíveis nas Diretrizes para submissões.

Apenas serão publicados os artigos aprovados.

Além dos artigos para o Dossiê, os proponentes deverão prever o preenchimento das seguintes seções da Revista:

Entrevista: Entrevista relacionada à temática do Dossiê.

Resenha de pelo menos uma obra relacionada à temática do dossiê.

 

Se o dossiê for aprovado, organizadores e organizadoras se comprometem a indicar pareceristas suplementares ao quadro da revista, com expertise no tema do dossiê, auxiliando no processo de seleção dos artigos.

 

DA SELEÇÃO E RESULTADO: A análise e a seleção das propostas serão feitas pela Equipe Editorial da Revista Histórias Públicas. O resultado será comunicado a todos os inscritos por via eletrônica e publicado na página da Revista.

 

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

  • Não repetição de temáticas de Dossiês publicados na revista nos três últimos volumes (últimos seis números);
  • Originalidade do tema e clara vinculação à área de História;
  • Pertinência da contribuição do tema às discussões e debates sobre História;
  • Respeito à distribuição regional e institucional dos proponentes;
  • Diversidade étnico racial e de gênero dos e das proponentes.


O recebimento será confirmado pela secretaria da Revista.


Não serão aceitas inscrições fora do prazo.


DA EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO: Uma vez aprovados, os proponentes e autores terão os seguintes prazos para a submissão dos artigos e entrevista na Revista:

Dossiê aprovado para o v. 5, n. 9  (jan.-jun. 2027).

Período para submissão de artigos: até 31 de julho de 2026

Publicação: junho de 2027

 

Dossiê aprovado para o v. 5, n. 10 (jul.-dez. 2027).

Período para submissão de artigos: até 31 de janeiro de 2027

Publicação: dezembro de 2027

 

Dossiê aprovado para o v. 6, n. 11 (jan.-jun. 2028).

Período para submissão de artigos: até 31 de julho de 2027

Publicação: junho de 2028

 

Dossiê aprovado para o v. 6, n. 12 (jul.-dez. 2028).

Período para submissão de artigos: até 31 de janeiro de 2028

Publicação: dezembro de 2028

 

DA ORDEM DE PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO: A ordem de publicação dos dossiês será definida pela Revista, considerando as propostas aprovadas. A edição será em versão digital, em português, podendo ser publicados textos cujos originais tenham sido escritos em inglês ou espanhol. Os proponentes serão responsáveis pela redação da apresentação do dossiê proposto, na qual deverá ser contemplada a importância do tema proposto para a área de História, breve apresentação dos artigos e as respectivas contribuições das discussões propostas pelo dossiê para o campo e para a comunidade de pesquisadores e profissionais da área.

Uma vez aprovadas as propostas de dossiês, as mesmas serão divulgadas por meio de ampla chamada pública, direcionada à comunidade nacional e internacional, a fim de atrair propostas de artigos para as diversas seções, devendo ser submetidos aos procedimentos recorrentes da Revista Histórias Públicas.