Próximos dossiês
A Revista Histórias Públicas está com submissões abertas para dossiês a serem publicados nas suas edições n° 6 e n° 7. Apresentamos abaixo maiores detalhes:
Saiba mais sobre Próximos dossiêsArtigos livres
A Revista Histórias Públicas recebe artigos livres em fluxo contínuo.
Dossiês com chamadas abertas
2° semestre de 2025
História Pública e Ensino de História: Possibilidades e Interseções - Organizadores – Profa. Dra. Ana Paula Santana (UFAL), Prof. Dr. Marcelo Abreu (UFOP), Prof. Dr. Rafael Dias Castro (UNIMONTES).
Cronograma
Submissão até 31/01/2025 Publicação em Dezembro de 2025.
Uma vez que a democratização das pesquisas históricas e o acesso à informação têm se demonstrado cada vez mais emergentes na atualidade, este dossiê busca o diálogo entre pesquisadores/as e professores/as de história interessados/as nas possibilidades e interseções entre a História Pública e o Ensino de História. O dossiê destaca os desafios enfrentados pelo tema, como, por exemplo, a complexidade de conciliar a ampliação do acesso e a metodologia historiográfica. Ao mesmo tempo, explora oportunidades para aprimorar a compreensão pública da história, utilizando o ensino como um meio de promover uma consciência crítica e inclusiva do conteúdo presente nos livros e salas de aula. Procuramos trabalhos que analisem as complexas relações entre a História Pública e o Ensino de História, que explorem a divulgação de narrativas históricas e seus impactos nas salas de aula, que pensem diferentes estratégias de ensino com a utilização de artifícios presentes nas mídias digitais, séries, álbuns musicais, filmes, jogos de computador, podcasts, HQs, rádio, museus, jornais, revistas, entre outros. Também estão dentro do escopo deste dossiê trabalhos que abordem relatos de experiências de professores/as que incorporam métodos e fontes de História Pública em suas aulas de história do ensino básico e/ou superior.
1° semestre de 2026
Histórias públicas e os repertórios da Antiguidade e do Medievo: desvendando apropriações e usos do passado - Organizadores - Bruno Marconi da Costa (UFSJ), Pedro Eduardo Andrade Carvalho (IFNMG), Ygor Klain Belchior (UEMG-Campanha).
Cronograma
Submissão até 31/07/2025 Publicação em Junho de 2026.
Convidamos pesquisadores a contribuir com um dossiê dedicado à análise dos repertórios públicos da Antiguidade Clássica e da Idade Média, explorando as diversas formas como esses períodos históricos são apropriados e mobilizados na sociedade. Para além do negacionismo e da extrema-direita, buscamos investigar como esses repertórios são utilizados na construção de identidades, na produção cultural e nos debates contemporâneos.
O dossiê incentiva a submissão de trabalhos que analisem as diferentes apropriações da Antiguidade e do Medievo, sejam elas de cunho político, cultural ou social. Interessa-nos compreender como símbolos, narrativas e personagens desses períodos são ressignificados e reinterpretados em diferentes contextos, contribuindo para a construção de memórias, discursos e identidades no presente.
Acreditamos que a História Pública tem um papel fundamental na análise crítica dos usos do passado. Convidamos pesquisadores, professores e estudantes a compartilhar suas pesquisas, reflexões e experiências sobre como os repertórios da Antiguidade e do Medievo se manifestam em diferentes espaços, como mídias digitais, manifestações culturais, produções artísticas e debates públicos.
Além disso, incentivamos a submissão de trabalhos que abordem a organização de bancos de dados de pesquisas focadas em mídias sociais. Acreditamos que a análise crítica do uso de mídias sociais como ferramenta de pesquisa e divulgação histórica é crucial para o desenvolvimento da História Pública no século XXI. Sejam bem-vindas reflexões sobre metodologias, ética, desafios e potencialidades da pesquisa histórica nesse novo cenário digital.
A Revista Histórias Públicas está com submissões abertas para dossiês a serem publicados nas suas edições n° 6 e n° 7. Apresentamos abaixo maiores detalhes:
Saiba mais Saiba mais sobre Próximos dossiês