Um relato de experiência sobre movimentos sociais e arquivos

mulheres e suas memórias de luta

Autores

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza Unesp
  • Roberta Pinto Medeiros
  • Flávio Leal

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Memória, mulheres, Arquivos

Resumo

Este relato de experiência é fruto dos resultados obtidos a partir da realização do V Encontro Nacional de Arquivos e Movimentos Sociais, que ocorreu como um Encontro Paralelo no IX Congresso Nacional de Arquivologia. Tal proposta consistiu em dar continuidade aos diálogos que, a partir das experiências das pessoas, dos Movimentos Sociais e dos estudiosos em diferentes áreas do conhecimento, permite-nos, compreendendo os documentos como artefato cultural que classifica sujeitos e conhecimentos, estabelecendo direitos e deveres, mapear e diagnosticar as tensões, demandas, atores e objetos, que viabilize estratégias de interlocução do campo dos Arquivos com os Movimentos Sociais em suas múltiplas possibilidades. A proposta teve como objetivo principal a ampliação dos diálogos com a sociedade, em especial com os Movimentos Sociais, na consolidação das funções sociais dos Arquivos, sobretudo decorrentes de suas dimensões burocráticas que nos permitem levar a efeito as obrigações administrativas dos poderes públicos, cobrando-lhes inclusive qualidade, eficiência e eficácia, mas também dar visibilidade aos profissionais que, com suas responsabilidade técnicas de gestão de documentos, são fundamentais na viabilização do exercício pleno e diferenciado das cidadanias e de uma sociedade mais justa e consciente. Para isso, estabeleceu-se uma discussão composta pela mesa, pelas entrevistadas e pelos participantes presentes. Considerando que os Movimentos Sociais caracterizam-se, predominantemente, pela informalidade, e sendo os documentos, os arquivos e os arquivistas ignorados enquanto instrumentos obrigatórios em nossas práticas de organização do Estado, como contribuir para a construção de  uma consciência sobre as vantagens de  termos um maior entendimento  da lógica de funcionamento da burocracia estatal e assim como um maior  cuidado com os documentos enquanto instrumentos  garantidores  de nossas cidadanias, de políticas públicas mais efetivas e mais próximas de nossas realidades com base em informações que, produzidas pela própria administração pública, revestem-se de uma credibilidade social que, embora inconsciente, entendemos como fé pública.

Referências

BURKE, P. O que é História Cultural?. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

DEMARTINI, Z. B. F.; ANTUNES, F. F. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n.86, ago., p. 05-14, 1993. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/934. Acesso em 08 jul. 2019.

FREITAS, S. M. de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

GAGNEBIN, J. M.. Memória, História, Testemunho. In: BRESCIANI, S.; NAXARA, M. (Orgs). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2004, p. 83-92.

GOHN, M. da G.. Novas teorias dos movimentos sociais. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93; 69-82, jan./jun., 1988.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós modernidade. 11a edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

LOURO, G. L. A História (Oral) da educação: Algumas Reflexões. Em aberto, n. 47, v.9, Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1781/1752.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. 16. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, v. 10, n.2, p. 07-28, 1993.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, 1992. v.5, n.10, p. 200-212.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

SOUZA, A. L. B. R. de. Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente representações impostas sobre mulheres na docência: uma análise histórica. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGE-UNESP/FFC-Marília, Marília, 2021. Orientadora: Dra. Rosane Michelli de Castro.

TELES, M. A. A. Breve História do Feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1993.

TELES, M. A. A. O que são os Direitos Humanos das mulheres? São Paulo: Brasiliense, 2007.

THOMPSON, P. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Bonini Rodrigues de Souza, A. L., Pinto Medeiros, R., & Leal, F. (2023). Um relato de experiência sobre movimentos sociais e arquivos: mulheres e suas memórias de luta. Revista Histórias Públicas, 1(2), 96–113. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/historiaspublicas/article/view/6866

Edição

Seção

Dossiê Ditadura e Autoritarismo: necropolítica, negacionismo, arquivos e usos do passado - Parte II