"Sombras de Goya", reminiscências do Santo Ofício
a memória da Inquisição espanhola na obra cinematográfica de Milos Forman
Palavras-chave:
Inquisição, Memória coletiva, Memória culturalResumo
Mediante as discussões teórico-metodológicas referentes à relação entre História e Memória, buscar-se-á compreender, por meio do presente trabalho, como o passado inquisitorial da Espanha do Antigo Regime foi reelaborado na peça cinematográfica "Sombras de Goya", do ator e roteirista checo Milos Forman. Lançado em 2006, o filme em questão tomou a biografia do pintor e gravador Francisco de Goya como fio condutor de uma complexa trama narrativa responsável por concatenar uma série de representações sobre a Inquisição espanhola, tornando-se, assim, parte de uma "memória cultural" do Santo Ofício. À vista disso, caberá perceber de que modo a reelaboração do passado inquisitorial na película se articula com noções difundidas no imaginário coletivo acerca da Inquisição, bem como compreender as referências histórico-culturais mobilizadas pelo diretor na construção do filme.
Referências
ASSMANN, Jan. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-128, 2016.
BAROJA, Julio Caro. El señor inquisidor y otras vidas por oficio. Madrid: Alianza Editorial, 1994.
BETHENCOURT, Francisco. História das inquisições: Portugal, Espanha e Itália (séculos XV-XIX). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FORMAN, Milos. Elston Gunn Interviews Milos Forman About Goya´s Ghosts & More! Featuring Sound Clips! Ain´t Cool News. Published at Sept. 12, 2007, 8:37 p.m. CST by merrick. Disponível em: Elston Gunn Interviews Milos Forman About GOYA'S GHOSTS & More!! Featuring Sound Clips!?!? (aintitcool.com). Acesso em: 06/12/2022.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LIMA, Monique Marques Nogueira. Regular e punir: as justiças inquisitorial e secular sob a mesma ordem no mundo luso seiscentista. 2016. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca: 2016.
MARCARI, Maria de Fatima Alves de Oliveira. Retratos da Espanha em Os fantasmas de Goya. Revista de Literatura, História e Memória, p. 291-301, 2010.
MARCOCCI, Giuseppe; PAIVA, José Pedro. História da Inquisição Portuguesa, 1536- 1821. Lisboa: Esfera dos Livros, 2013.
RIOS, Fábio Daniel. Memória coletiva e lembranças individuais a partir das perspectivas de Maurice Halbwachs, Michael Pollak e Beatriz Sarlo. Revista Intratextos, v. 5, n. 1, p. 1-22, 2013.
RODRIGUES, Marcella Furtado. A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair. 2008.
SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicologia USP, v. 4, n. 1-2, p. 285-298, 1993.