Tempos de dizer, tempos de escutar: as memórias das mulheres que resistiram à Ditadura Militar

Entrevista com Danielle Tega

Autores

  • Janaína de Almeida Teles Universidade do EStado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Entrevista

Resumo

Esta conversa/entrevista foi organizada com o objetivo de promover a reflexão sobre o golpe de Estado iniciado em 31 de março de 1964, cuja data precisamos lembrar, a fim de que nunca mais aconteça. A conversa abordará o tema desde a perspectiva das memórias das mulheres que resistiram à ditadura militar no Brasil e na Argentina. Danielle Tega é a convidada para falar a respeito dessas memórias. Ela é doutora em sociologia formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). 

Referências

AZEVEDO, Desirée de Lemos. Ausências incorporadas: etnografia entre familiares de mortos e desaparecidos políticos no Brasil. São Paulo: Editora Unifesp, 2018.

BRASIL. Relatório da Comissão Nacional da Verdade. 3 vol. Brasília: CNV, 2014.

JELIN, Elizabeth. El género en las memorias de la represión política. Mora – Revista del Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género. Buenos Aires, n.7, 2001, p.128-137.

OLIVEIRA, Eleonora Menicucci de. As relações de Gênero entre mães e filhas/os na solidão da tortura: reflexão de uma experiência. Labrys - estudos feministas. Paris/Montreal/Brasília, jan-dez 2009. Disponível em: https://www.labrys.net.br/labrys15/ditadura/leo.htm. Acesso em 26 de novembro de 2023.

TEGA, Danielle. Tempos de dizer, tempos de escutar: testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2019.

TEGA, Danielle. Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina. São Paulo: Cultura Acadêmica/Unesp, 2010. Disponível em: https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/mulheres-em-foco/. Acesso em 26 de novembro de 2023.

TEGA, Danielle. Insurgências feministas ecossocialistas: um debate a partir do corpoterritório. Nuevamérica, Buenos Aires, v.3, p.45-50, jul-set 2023. Disponível em: <http://www.novamerica.org.br/ong/?p=2611>. Acesso em 26 de novembro de 2023.

TEGA, Danielle. História impertinentes: memórias políticas de mulheres no Brasil (1978- 2014). Fronteiras: Revista de História, Dourados, v.23, n.42, p.109-133. jul./dez.2021.

TEGA, Danielle; MASTROPAOLO, Josefina. Legalização do aborto: mais que uma pauta moral. Margem Esquerda, v. 40, p. 25-30, 2023.

TELES, Janaína de Almeida. Memórias dos cárceres da ditadura: os testemunhos e as lutas dos presos políticos no Brasil. Tese de Doutorado em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2011.

TELES, Janaína de Almeida. Os herdeiros da memória: a luta dos familiares de mortos e desaparecidos políticos por ‘verdade e justiça’ no Brasil. Dissertação de Mestrado em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2011.

TRAVERSO, Enzo. Melancolia de esquerda: marxismo, memória e história. Tradução de André Bezamat. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

de Almeida Teles, J. (2023). Tempos de dizer, tempos de escutar: as memórias das mulheres que resistiram à Ditadura Militar: Entrevista com Danielle Tega. Revista Histórias Públicas, 1(2), 257–281. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/historiaspublicas/article/view/8290