A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E A INCLUSÃO DE SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Stefanie Lopes Marques da Silva UEMG
  • Patrícia Lopes Jorge Franco

Palavras-chave:

Educação bilíngue. Educação de surdos. Inclusão

Resumo

Não se aplica

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CRUZ, O. M. de Sá e S. da. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada [online]. 2018, v. 34, n. 1, pp. 205-234. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-445064903986853646. ISSN 1678-460X. Acesso em: 22 dez. 2021.

FRANCO, P. L. J. “O bilinguismo no contexto da educação inclusiva para surdos e o papel da mediação didática docente: uma revisão sistemática. Projeto de Pesquisa. Edital PAPQ/UEMG, nº 05/2020.

FREITAS, I. F. Alfabetização de surdos: para além do alfa e do beta. Rio de Janeiro: Ver. Bras. de Edu. 2020. v. 25 e250034 Disponível em: https://www.scielo. br/j/rbedu/a/6WQDTppcbZMKyHbTyfCbnVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 dez.2021.

GALVAO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I.L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879. Acesso em: 23 nov. 2020.

LACERDA, C. B. F. de, GRÀCIA, M. e JARQUE, M. J. Línguas de Sinais como Línguas de Interlocução: o Lugar das Atividades Comunicativas no Contexto Escolar1. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2020, v. 26, n. 2, pp. 299-312. Epub 08 Jun 2020. ISSN 1980-5470. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0162. Acesso em: 03 mar. 2022.

MOURAD Ouzzani, Hossam Hammady, Zbys Fedorowicz, and Ahmed Elmagarmid. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews (2016) 5:210, DOI: 10.1186/s13643-016-0384-4.

RIBEIRO, C. B.; SILVA, D. N. H.. Trajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2017, v. 33 [Acessado 13 Dezembro 2021], e3339. Epub 16 Out 2017. ISSN 1806-3446. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3 772e3339. Acesso em: 22 de nov. 2021

SAMPAIO, R. F; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Lopes Marques da Silva, S., & Lopes Jorge Franco, P. (2022). A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E A INCLUSÃO DE SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. Intercursos Revista Científica, 21(1), 29–33. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/7130