As Representações do Cristo Jovem na Iconografia Paleocristã.

Autores

Palavras-chave:

Iconografia Paleocristã, Escultura Funerária, Arte Antiga, Representações de Cristo

Resumo

The Representations of the Young Christ in Paleocristan Iconography

Resumo: Este artigo aborda o desenvolvimento da iconografia de Cristo na arte paleocristã, com destaque para sua representação como um jovem imberbe. Buscou-se contextualizar essa forma de representação no processo maior de transformação da figura de Cristo, desde os símbolos gráficos e zoomórficos até as composições triunfais do final do século IV. Nessas discussões, buscou-se o auxílio dos conceitos trabalhados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, no caso, o campo e o habitus, que são discutidos em confronto com os textos especializados da historiografia.

 Palavras-Chave: iconografia paleocristã, representação de Cristo, escultura funerária

 

Abstract: This article deals with the development of the iconography of Christ in early Christian art, with emphasis on its representation as a beardless young man. We sought to contextualize this form of representation in the greater process of transformation of the figure of Christ, from the graphic and zoomorphic symbols to the triumphal compositions of the end of the fourth century. In these discussions, we sought the help of the concepts worked out by the French sociologist Pierre Bourdieu, in this case, the field and the habitus, which are discussed in comparison with the specialized texts of historiography.

 Keywords: early Christian iconography, representation of Christ, funerary sculpture

Recebido em: 08/08/2019  – Aceito em 10/11/2019

Biografia do Autor

Claúdio Monteiro Duarte, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Doutorado em História Social da Cultura, na Universidade Federal de Minas Gerais (2016), com participação no Programa Doutorado Sanduíche da CAPES, junto ao Pontificio Istituto Orientale em Roma, Itália. Mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). É professor do Centro Universitário de Belo Horizonte desde 2000. Tem atuado principalmente nas áreas de História da arte e da cultura, História antiga e medieval, e História das religiões.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARUFFA, Antonio. The Catacombs of St. Callixus: history, archaeology, faith (1988). Tradução para o inglês: William Purdy. Cidade do Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2006.

BELTING, Hans. Likeness and Presence: a history of the image before the era of art (1990). Trad. inglesa: Edmund Jephcott. Chicago; Londres: University of Chicago Press, 1996.

BISCONTI, Fabrizio. La decorazione delle catacombe romane. NICOLAI, Vincenzo; BISCONTI, Fabrizio e MAZZOLENI, Danilo. Le catacombe cristiane di Roma: origini, sviluppo, apparati decorativi, documentazione epigrafica (1998). Regensburg: Schnell & Steiner, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. Grandes cientistas sociais, 39.

BOVINI, Giuseppe. I sarcofagi paleocristiani: determinazione della loro cronologia mediante l’analisi dei ritratti. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1949. Monumenti di Antichità Cristiana, serie II, V.

BRANDENBURG, Hugo. Osservazioni sulla fine della produzione e dell’uso dei sarcofagi a rilievo nella tarda antichità nonché sulla loro decorazione. BISCONTI, Fabrizio e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Sarcofagi tardoantichi, paleocristiani e altomedievali: atti della Giornata Tematica dei Seminari di Archeologia Cristiana. École Française de Rome, 8 de maio de 2002. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 2004.

BROWN, Peter. O fim do mundo clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.

CHRISTIE, Yves (texto) e BONDROIT, Thierry (desenhos). El mundo cristiano hasta el siglo XI. Historia ilustrada de las formas artísticas, volume 5 (1982). Trad. espanhola: Jesús Villaverde e Pablo Martín. Madri: Alianza Editorial, 1987.

DEICHMANN, Friedrich Wilhelm (editor-chefe); BOVINI, Giuseppe e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo um: Rom und Ostia. Deutsches Archäologisches Institut. Wiesbaden: Franz Steiner Verlag Gmbh, 1967.

FOLETTI, Ivan e QUADRI, Irene. Roma, l’Oriente e il mito della Traditio Legis. Opuscula Historiae Artium, 62. Brno: Universidade de Masaryk, 2013, pp. 16-37. Supplementum.

FREEDBERG, David. The Power of Images: studies in the history of response (1989). Chicago, Londres: Chicago University Press, 1992.

GERKE, Friedrich. Christus in der spätantiken Plastik. Mainz: Florian Kupferberg Verlag, 1948.

GERKE, Friedrich. Die christlichen Sarkophage der vorkonstantinischen Zeit. Berlim: Verlag von Walter de Gruyter & Co., 1940. Studien zur spätantiken Kunstgeschichte, 11.

GONZÁLEZ, Justo L. The Story of Christianity. Vol. 1: The early Church to the dawn of Reformation. Nova York: Harper Collins, 2010.

GRABAR, André. Christian Iconography: a study of its origins (1961). Princeton: Princeton University Press, 1980. The A. W. Mellon Lectures in the Fine Arts, 1961. Bollingen Series, XXXV, 10.

HELLEMO, Geir. Adventus Domini: eschatological thought in 4th century apses and catecheses. Leiden: Brill, 1989. Supplements to Vigiliae Christianae, 5.

HVALVIK, Reidar. Christ Proclaiming His Law to the Apostles: the traditio legis-motif in early Christian art and literature. FOTOPOULOS, John (org.). The New Testament and Early Christian Literature in Greco-Roman Context: studies in honor of David E. Aune. Leiden: Brill, 2006. Supplements to Novum Testamentum, 122.

JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega (1961). Trad. para o espanhol: Elsa Cecilia Frost. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1971.

JENSEN, Robin Margaret. Face to Face: portraits of the divine in early Christianity. Minneapolis: Fortress Press, 2005.

KIILERICH, Bente. The State of Early Christian Iconography in the Twenty-first Century. Studies in Iconography, 36. Princeton: The Index of Christian Art, maio de 2015: pp. 99-134.

KITZINGER, Ernst. Byzantine Art in the Making: main lines of stylistic development in Mediterranean art: 3rd-7th century (1977). Cambridge; Massachusetts: Harvard University Press, 1995.

KOCH, Guntram. Frühchristliche Sarkophage. Munique: C. H. Beck, 2000. Série Handbuch der Archäologie.

KOORTBOJIAN, Michael. Myth, Meaning, and Memory on Roman Sarcophagi. Berkeley: University of California Press, 1995.

LAMPE, Geoffrey W. H. A Patristic Greek Lexicon (1961). Oxford: Clarendon Press, 1968.

LASSUS, Jean. Cristandade clássica e bizantina (1966). Trad.: Álvaro Cabral et alli. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, s/d. Coleção O mundo da arte.

LEE, George Mervyn et al (org.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.

LEMERLE, Paul. História de Bizâncio (1960). São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LIDDELL, Henry e SCOTT, Robert. A Greek-English Lexicon: with a revised supplement. 9a. edição. Oxford: Clarendon Press, 1996.

MANCINELLI, Fabrizio. Le catacombe romane e l’origine del Cristianesimo. Florença: Scala, 1981.

MARROU, Henri-Irénée. MOYCIKOC ANHP: étude sur les scènes de la vie intellectuelle figurant sur les monuments funéraires romains. Reimpressão fac-similar: Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 1964. Edição original: Grenoble: Didier & Richard, 1938.

MATHEWS, Thomas F. The Clash of Gods: a reinterpretation of early Christian Art (1993). Revised and expanded edition (1999). Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2003.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, no. 45. São Paulo: ANPUH/USP, 2003, pp. 11-36.

MUZJ, Maria Giovanna. Imágenes de Dios Padre en el arte cristiano: aspectos problemáticos. Cuadernos monásticos, ns. 142-143. Rengo (Chile): Conferencia de Comunidades Monásticas del Cono Sur, 2002, pp. 387-435.

MUZJ, Maria Giovanna. La Veronica e i temi della visione faccia a faccia. FROMMEL, Ch. e WOLF, Gerhard (orgs.). L’immagine di Cristo: dall’acheropita alla mano d’artista. Cidade do Vaticano: Biblioteca Apostolica Vaticana, 2006, pp. 91-116. Studi e testi, 432.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (1955). Tradução: Maria Clara Kneese e Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.

RASMUSSEN, Mikael Bøgh. Traditio legis? Cahiers Archéologiques: fin de l’Antiquité et Moyen Age, 47. Paris: Editions Picard, 1999, pp. 5-37.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955). Tomo 1: volume 2: Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955): Tomo 1: volume 1: Antiguo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996.

RUSSO, Eugenio. Per leggere «The Clash of Gods. A Reinterpretation of Early Christian Art» di Thomas F. Mathews. Prefácio para MATHEWS, Thomas F. Scontro di dei: una reinterpretazione dell’arte paleocristiana. Milão: Jaca Book, 2005.

SAUER, Josef. Das Aufkommen des bärtigen Christustypus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 303-29.

SCHOOLMAN, Edward M. Reassessing the Sarcophagi of Ravenna. Dumbarton Oaks Papers, 67. Washington: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2013, pp. 49-74.

SCHULTZE, Victor. Christus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 331-6.

SPIESER, Jean-Michel. Invention du portrait du Christ. BAGLIANI, Agostino P., SPIESER, Jean-Michel e WIRTH, Jean (orgs.). Le portrait: la représentation de l’individu. Florença: Sismel ; Edizioni del Galluzzo, 2007.

SPIESER, Jean-Michel. The Representation of Christ in the Apses of Early Christian Churches. Gesta, Vol. 37, No. 1. Chicago: University of Chicago Press, 1998, pp. 63-73.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); CHRISTERN-BRIESENICK, Brigitte (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo três: Frankreich, Algerien, Tunesien. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 2003.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); DRESKEN-WEILAND, Jutta (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo dois: Italien mit einem nachtrag Rom und Ostia, Dalmatien, Museen der Welt. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 1998.

WILPERT, Giuseppe. I sarcofagi cristiani antichi. Cinco volumes. Roma: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1929-36. Monumenti dell’Antichità Cristiana. Disponível no sítio da Universidade de Heidelberg: <http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/wilpert1932>. Acesso em 01/04/2014.

ZANKER, Paul. Dal culto della “paideia” alla visione di Dio. In: ENSOLI, Serena e LA ROCCA, Eugenio (orgs.). Aurea Roma: dalla città pagana alla città cristiana. Catálogo da exposição. Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 2000.

ZANKER, Paul. The Mask of Socrates: the image of the intellectual in Antiquity. Berkeley: University of California Press, 1995.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Duarte, C. M. (2019). As Representações do Cristo Jovem na Iconografia Paleocristã. Linguagens Nas Artes, 1(1), 27–43. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/4161

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ TEMÁTICO