Os sons das imagens: reflexões teórico-metodológicas acerca de iconografia, música e história.

Autores

Palavras-chave:

Iconografia, Música, Metodologia, Viajantes

Resumo

The sounds of images: theoretical and methodological reflections on iconography, music and history.

Resumo: O artigo propõe observar a construção de imagens e de representações iconográficas no que tange a música sobre o Novo Mundo elaboradas por diversos viajantes estrangeiros. Hoje em dia, estas representações se mostram documentos importantes para a interpretação de diversos aspectos musicais e históricos dos grupos, das práticas e das sociedades representadas nesta produção. Desde Hans Staden, passando por Theodor De Bry, Jean de Lery, Thevét, Spix e Martius, Rugendas, Eckhout, Debret e Carlos Julião, as representações iconográficas sobre o Brasil circularam, construíram e dialogaram com imaginários sobre o cotidiano, sobre as práticas culturais, modos de viver e sobre diversos elementos que constituíram identidades relacionadas aos mais variados aspectos da cultura nacional que passara a se constituir a partir do século XIX.

Palavra Chaves: metodologia, Iconografia, viajantes, música.


Abstract: The article proposes to observe the construction of images and iconographic representations regarding the music about the New World elaborated by several foreign travelers. Nowadays, these representations are important documents for the interpretation of various musical and historical aspects of the groups, practices and societies represented in this production. From Hans Staden, through Theodor De Bry, Jean de Lery, Thevét, Spix and Martius, Rugendas, Eckhout, Debret and Carlos Julião, the iconographic representations of Brazil circulated, built and dialogued with imaginary about daily life, about cultural practices. , ways of living and on various elements that constituted identities related to the most varied aspects of national culture that began to be formed from the nineteenth century.
Keywords: methodology, Iconography, travelers, music.

Recebido em: 22/09/2019  – Aceito em 13/12/2019

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ABREU, Martha Campos. Da senzala ao palco: Canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930. Campinas. Ed. Unicamp, 2017.

AGAWU, Kofi. Representing African Music – postcolonial notes, queries, positions. London; New York: Routledge - Taylor & Francis Group, 2003.

AGOSTINI, Camilla (org.) Objetos da Escravidão: Abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

ALMEIDA, Renato. “História da Música Brasileira”. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Comp., Editores, 1926.

ARCANJO, Loque. História da Música: Reflexões teórico-metodológicas. In: Revista Modus: Belo Horizonte. Ano 7, maio de 2012.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. “150 Anos de Música no Brasil (1800-1950)”. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1956.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. SP: Ed. Brasiliense, 1996.

BLANCO, Pablo Sotuyo. (Org). Estudos luso-brasileiros em iconografia musical. Salvador: EDUFBA, 2015.

BURKE, Peter. Unidade e variedade na história cultural. In. BURKE, P. Variedades de História Cultural. Trad. Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005;

BURKE, Peter. O que é História Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005;

CASTAGNA, Paulo. Dificuldades, reflexões e possibilidades no ensino da História da Música no Brasil do nosso tempo. Revista Musicais, UFPA, 2015

CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. SP: Annablume, Belo Horizonte: IEDS, 2009, p.40.

CHARTIER, Roger: A história cultural entre praticas e representações; tradução de Maria Manuela Galhardo. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: SENAC, 2005.

COTTA, André Guerra. Novas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil. Liinc em Revista, v. 7, p. 466-484, 2011.

COTTA, André Guerra. Arquivologia e Patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2006.

COTTA, André Guerra. Ouvir Debret. In: 13th International RIdIM Conference / 1st Brazilian Conference on Music Iconography, 2011, Salvador. Anais da 13ª Conferência International do RIdIM e 1ª Conferência Brasileira de Iconografia Musical. Salvador: EDUFBA, 2011.

CUNHA, Maria Clementina Pereira. (org.). Carnavais e outras f(r)estas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Ed. UNICAMP, Cecult, 2002.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (tradução e notas de Sérgio Milliet). Belo Horizonte: Itatiaia. São Paulo: EDUSP, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, v. 10, 11 e 12).

DUARTE, Mônica de Almeida. Objetos musicais como objetos de representação social: produtos e processos da construção do significado em música. Revista Em Pauta, v. 13, n. 20, junho, 2002, p. 123-142.

GALANTE, Rafael. Da cupópia da cuíca: a diáspora dos tambores centro-africanos de fricção e a formação das musicalidades do Atlântico Negro (Sécs. XIX e XX). São Paulo: Dissertação de Mestrado. Dep. de História/USP, 2015.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

GEERTZ, Clifford. A Arte como sistema cultural. In: O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis, Vozes, 1997.

GINZBURG, Carlo. Investigando Piero. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

GINZBURG, C. “Sinais: Raízes de um Paradigma Indiciário.” In: Mitos, Emblemas e Sinais. SP: Cia das Letras, 1990.

GRAMMONT, Guiomar de. Aleijadinho e o aeroplano: o paraíso barroco e a construção do herói nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Publifolha, 2000.

HUNT, L. A Nova História Cultural. (trad.) SP, Cia das Letras, 2001.

KIEFER, Bruno. “História da Música Brasileira”. 3ª ed. Porto Alegre: Movimento, 1982

JANCSÓ, István e KANTOR, Íris (orgs.). Festa, Cultura & sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Edusp; Fapesp, 2001.

JENKINS, Keith. A história Repensada. Tradução de Mario Vilela. São Paulo: contexto: 2005.

LARAIA, Roques de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 2005.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. São Paulo: Unicamp, 1990.

LANARI, Raul Amaro de Oliveira. O Patrimônio por Escrito: a política editorial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945). Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.

LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. Belo Horizonte: Livraria Itatiaia Editora Ltda.; Editora da Universidade de São Paulo. 1980.

LUCAS, Glaura. Os Sons Negros do Rosário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MARCUSSI, Alexandre Almeida. Cativeiro e cura: experiências religiosas da escravidão atlântica nos calundus de Luiza Pinta. São Paulo: Tese Doutorado. Dep. de História/USP, 2015.

MARIZ, Vasco. “História da Música no Brasil”. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira: Brasília, 1981.

MELLO, Guilherme de. “A música no Brasil, desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República”. 2ª edição, Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes áudio-visuais: a História depois do papel. In: PINSKY. Sandra B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Ática,

PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques; NETTO, Mônica Costa. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34; Editora 34, 2005.

RANCIERE, J. O Inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2010.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SALA, Dalton. Mário de Andrade e o Anteprojeto do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Revista do Instituto de Estudos Brasileiro, São Paulo número 31: p. 19-26, 1990.

STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Tradução de Guiomar de Carvalho Franco. Belo Horizonte/ São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1974.

THEVET, André. Singularidades da França Antártica, a que outros chamam América. Trad. Estevão Pinto. São Paulo: Nacional, 1944.

THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico 1400-1800.Tradução de Marisa Rocha Mota. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Júnior, L. A. (2019). Os sons das imagens: reflexões teórico-metodológicas acerca de iconografia, música e história. Linguagens Nas Artes, 1(1), 9–18. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/4168

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ TEMÁTICO