EDITORIAL “A PINTURA BARROCA E SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES NA MODERNIDADE ATLÂNTICA”.

Autores

  • Rangel Cerceau Netto Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0001-8013-7645
  • Magno Moraes Mello Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

Apresentação sobre a revista, Editorial de informações sobre periódico

Biografia do Autor

Rangel Cerceau Netto, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh, instituição na qual possui graduação (2002). Doutor (2013) e Mestre (2006) em História Social da Cultura Pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pela mesma instituição possui especialização em História da Cultura e da Arte (2004). Pesquisador convidado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de 2005 a 2007. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação de Educação, Artes e Cultura – FUNDAC. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno - CEPAMM / UFMG 2009 a 2013. Membro do Grupo de pesquisa sobre Estudos Africanos e História do Atlântico Negro - UFMG. Editor responsável pela revista e-hum - Revista Científica das Áreas de Humanidades do Unibh. Fundador e Editor Chefe da Revista eletronica Linguagens nas Artes – Periodico vinculado a Escola Guignard da UEMG. Tem Experiência na área de Artes Plásticas e História, com ênfase em Metodologia de Pesquisa, Arte colonial Americana; Iconografia e Iconologia; Historiografia, História do Brasil Colônia e Império, História regional, História da América Colonial e política de Preservação do Patrimônio Cultural.

Magno Moraes Mello, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002); pós doutorado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze (2012); pós doutorado em História da Arte pela UNICAMP (2020). Atualmente é professor (Associado III) de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado Perspectiva Pictorum (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó no Brasil; pertence ainda ao grupo de pesquisa intitulado Architectural Perspective: digital preservation content access and analytics (desde 2012), sediado na Università degli Studi di Roma (La Sapienza). Este grupo tem como objetivo pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura e estudos sobre tratados de pintura e de perspectiva, entre a Europa e o Brasil. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVII e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura de falsa arquitetura (quadratura) barroca; forros barrocos e rococós; estudos dos tratados de perspectiva e de pintura do tempo do barroco no universo luso brasileiro. Pesquisador e colaborador na Università degli Studi di Firenze. Tem experiência na área de História da Arte da Idade Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: arte barroca, arte e história, arte e cultura, arte colonial e história da arte. Atualmente é bolsista Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG e bolsista Produtividade CNPQ.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

Netto, R. C., & Mello, M. M. (2020). EDITORIAL “A PINTURA BARROCA E SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES NA MODERNIDADE ATLÂNTICA”. Linguagens Nas Artes, 1(2), 5–8. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5284