O CINEMA COMO CATALIZADOR DE DISCUSSOES SOBRE O LIXO URBANO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UBÁ – MG
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educação ambiental; destinação do lixo; metodologia funcionalResumo
Este trabalho objetivou analisar o uso do curta-metragem Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado, como ferramenta promotora de discussões sobre educação ambiental e lixo urbano, em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Ubá. Adotou-se o tema “Lixo urbano e seu destino final” devido à situação emergencial da cidade, que não possui aterro sanitário. A metodologia consistiu em: desenvolvimento de um plano de aula; visita à escola; aplicação do questionário para identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema; apresentação da aula com os conceitos básicos da educação ambiental; exibição do curta-metragem; discussão do tema; apresentação de informações sobre o lixo da cidade de Ubá; cruzadinha avaliativa sobre a fixação dos conceitos trabalhados. Os resultados dizem sobre o compromisso do município com o meio ambiente, pois por não serem familiarizados com questões relativas ao lixo urbano, muitos alunos não reconhecem as práticas e cuidados necessários com a destinação do lixo de sua cidade, portanto de seu próprio lixo. Levar temas como este para as salas de aula, usando metodologias funcionais como o cinema, apresenta-se como um caminho interessante para sensibilização dos alunos e para sua formação cidadã.
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