REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS: TRANSFORMANDO PROBLEMA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO

Autores

  • Bruno Carlos Alves Pinheiro Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Ubá
  • Sandro Ferreira de Souza UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá
  • Rodrigo Bicalho Mendes UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá
  • Taís Coutinho de Souza Alves UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá
  • Clara Batista Severo UEMG | Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Resíduos Industriais; Materiais Cerâmicos; Reaproveitamento

Resumo

O presente trabalho apresenta a problemática relacionada a geração cada vez maior de resíduos industriais que apesar de legislações, ainda não possuem sua logística reversa bem definida pelos seus geradores. O trabalho demonstra os resultados de um estudo no qual a educação ambiental foi aplicada dentro das disciplinas Materiais e Processos de Fabricação, Seleção de Materiais Aplicados ao Design e Seleção de Processos de Fabricação do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Ubá. Tal estudo possibilitou ações práticas de fabricação e desenvolvimento de novos materiais cerâmicos ecológicos incorporados com resíduos industriais para serem aplicados na construção civil. A relevância deste trabalho pode se basear no fato de que o mesmo possibilita a divulgação e ampliação do conhecimento por parte da comunidade acadêmica e, principalmente, por parte da sociedade sobre o assunto. Além disso, apresenta a interdisciplinaridade entre a área ambiental, design e a ciência e tecnologia de materiais

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

Alves Pinheiro, B. C., Ferreira de Souza, S. ., Bicalho Mendes, R., Coutinho de Souza Alves, T. ., & Batista Severo, C. . (2021). REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS: TRANSFORMANDO PROBLEMA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO. Revista Mediação, (12). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6162