n. 12: Revista Mediação | jan./jun. 2021

					Visualizar n. 12: Revista Mediação | jan./jun. 2021

EDITORIAL

A Revista Virtual Mediação é um periódico da unidade de Ubá, vinculado à Editora UEMG, na qual são discutidos temas diversos, problematizados nos estudos de Educação e Humanidades. Nascida de incessantes discussões dos membros do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens, é um pertinente meio de socialização entre os diversos saberes acadêmicos e fomenta diálogos interdisciplinares. Neste número 12 são apresentados cinco artigos que apresentam temas atuais e revelam idiossincrasias de nossa sociedade.

O primeiro artigo discute questões relativas às representações da ciência na internet, investigando as práticas de comunicação na cultura midiática, objetos de estudo que, diante da pandemia, foram redimensionados quanto a sua importância social.

A temática do ensino de inglês como língua adicional e uso estratégias interdisciplinares é o tema do segundo trabalho, que foi construído com base em uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio da rede pública acerca das aulas de leitura em Língua Inglesa.

O terceiro e o quarto estudos são contribuições da área de Design. O terceiro trabalho apresenta a possibilidade de divulgação e ampliação do conhecimento por parte da comunidade acerca da interdisciplinaridade entre a área ambiental, design e a ciência e tecnologia de materiais. Já o quarto artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada sobre o perfil profissional dos egressos do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Ubá.

Por fim, apresentamos um texto que debate questões relativas ao Direito Processual Civil e a mediação de conflitos em sua forma extrajudicial. São apresentadas análises a evolução histórica do processo de mediação, detalhando o papel de destaque do mediador.

Mesmo diante das dificuldades que a ciência atravessa nos tempos atuais, a Revista Virtual Mediação continua cumprindo seu papel de difusor do conhecimento científico.

Priscila Paschoalino
Editora

 

ARTIGOS

1. MEDIAÇÕES PERFORMÁTICAS PARA O CONHECIMENTO: O YOUTUBE EM TEMPOS DE PANDEMIA

2. PROTAGONISMO E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

3. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS: TRANSFORMANDO PROBLEMA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INOVAÇÃO

4. O PERFIL DO EGRESSO EM DESIGN DA UEMG - UNIDADE UBÁ

5. MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL: UM CAMINHO PARA RESULTADOS POSITIVOS E EFICAZES SEM JUDICIALIZAÇÃO

-----------------------

MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.

ISSN: 2317-4838

Editora: Priscila Paschoalino

Editor-gerente: Billy Fádel

Capa e Diagramação: Billy Fádel

Publicação vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá.

Endereço para envio de submissões:

Link para submissão: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/about/submissions

Av. Olegário Maciel, Nº 1429,
Bairro Industrial.
CEP: 36502-026

Publicado: 21/12/2021

Edição completa

Artigos