Uma Feliz leitora na pandemia

Autores

  • Izandra Alves IFRS
  • André Rafael Herzer IFRS
  • Luana Paula Maldanner IFRS
  • Maysa Pellenz IFRS
  • Leila Morás Silva UFRGS

Palavras-chave:

Leitura; Crise; Refúgio; Biblioteca; Pandemia

Resumo

Este artigo traz a discussão dos resultados de uma pesquisa intitulada “Uma Feliz leitora na pandemia”, que foi realizada durante o ano de 2021, acerca da atividade leitora dos habitantes do município de Feliz/RS, frequentadores da Biblioteca Municipal Pedro Hahn, durante os anos de 2020/2021, período mais intenso da pandemia do coronavírus. Valendo-se de uma abordagem quantitativa, averiguou em que medida a procura pelos livros da biblioteca foi alterada, ao considerarem-se os números do ano pré-pandêmico, bem como se houve mudanças no comportamento e nas escolhas do público leitor. A motivação para essa investigação respalda-se em Michèle Petit (2009) que aponta a tendência mundial de que as pessoas, ao vivenciarem grandes crises/catástrofes, busquem nos livros, uma forma de auxílio para o enfrentamento. O que se pôde perceber com as análises feitas é que a biblioteca, mesmo com o período de pandemia, não parou. Os frequentadores diminuíram, no primeiro semestre de 2020, mas a quantidade de volumes retirados não caiu na mesma proporção. Assim, a tendência mundial de refugiar-se nos livros para amenizar as crises foi confirmada e as pessoas buscaram na leitura alguma forma de auxílio, refúgio, consolo e/ou motivação/inspiração/provocação para o enfrentamento da crise externa e, também, interna.

Biografia do Autor

André Rafael Herzer, IFRS

Graduado em Licenciatura em Letras – Português e Inglês no IFRS Campus Feliz – Feliz, Rio Grande do Sul

Luana Paula Maldanner, IFRS

Graduanda em Licenciatura em Letras – Português e Inglês no IFRS, Campus Feliz – Feliz, Rio Grande do Sul

Maysa Pellenz, IFRS

Graduanda em Licenciatura em Química no IFRS, Campus Feliz – Feliz, Rio Grande do Sul

Leila Morás Silva, UFRGS

Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn de Feliz – Feliz, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestranda em Educação na UFRGS.

Referências

AGUIAR. V.T. de. O caminho dos livros: da biblioteca à comunidade. In: AGUIAR, V.T. de; MARTHA, A. Á. P. (Org.). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. A.; SCORSI, Â. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, p. 49-67, 2009.

PETIT, Michèle. Un arte que se transmite. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 99-116, jan./jun. 2006.

______________. A arte de ler. São Paulo: Editora 34, 2009.

Downloads

Publicado

18/08/2022

Como Citar

Alves, I., Herzer, A. R. ., Maldanner, L. P., Pellenz, M., & Morás Silva, L. . (2022). Uma Feliz leitora na pandemia. Revista Mediação, (13). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6586