Uma Feliz leitora na pandemia
Parole chiave:
Leitura; Crise; Refúgio; Biblioteca; PandemiaAbstract
Este artigo traz a discussão dos resultados de uma pesquisa intitulada “Uma Feliz leitora na pandemia”, que foi realizada durante o ano de 2021, acerca da atividade leitora dos habitantes do município de Feliz/RS, frequentadores da Biblioteca Municipal Pedro Hahn, durante os anos de 2020/2021, período mais intenso da pandemia do coronavírus. Valendo-se de uma abordagem quantitativa, averiguou em que medida a procura pelos livros da biblioteca foi alterada, ao considerarem-se os números do ano pré-pandêmico, bem como se houve mudanças no comportamento e nas escolhas do público leitor. A motivação para essa investigação respalda-se em Michèle Petit (2009) que aponta a tendência mundial de que as pessoas, ao vivenciarem grandes crises/catástrofes, busquem nos livros, uma forma de auxílio para o enfrentamento. O que se pôde perceber com as análises feitas é que a biblioteca, mesmo com o período de pandemia, não parou. Os frequentadores diminuíram, no primeiro semestre de 2020, mas a quantidade de volumes retirados não caiu na mesma proporção. Assim, a tendência mundial de refugiar-se nos livros para amenizar as crises foi confirmada e as pessoas buscaram na leitura alguma forma de auxílio, refúgio, consolo e/ou motivação/inspiração/provocação para o enfrentamento da crise externa e, também, interna.
Riferimenti bibliografici
AGUIAR. V.T. de. O caminho dos livros: da biblioteca à comunidade. In: AGUIAR, V.T. de; MARTHA, A. Á. P. (Org.). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. A.; SCORSI, Â. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, p. 49-67, 2009.
PETIT, Michèle. Un arte que se transmite. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 99-116, jan./jun. 2006.
______________. A arte de ler. São Paulo: Editora 34, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.