TEATRO PERFORMATIVO COM AFÁSICAS:

UM ESTUDO DA PERFORMATIVIDADE CÊNICA NO CONTEXTO DAS AFASIAS E A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CRIATIVOS E PEDAGOGIAS NAS ARTES DA CENA

Autores

  • Juliana Pablos Calligaris Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas IA/UNICAMP
  • Matteo Bonfitto Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Teatro Performativo; Performance; Afasia; Pedagogia do Teatro

Resumo

Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida através da prática teatral performativa baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas e investiga a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) através de observações das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, que podem servir como um estímulo para se (re)pensar os processos artísticos-pedagógicos na contemporaneidade, avançado na análise de processos criativos nas artes da cena expandida e diversa.

Biografia do Autor

Matteo Bonfitto , Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas

Matteo Bonfitto é ator, diretor, e pesquisador teatral. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Fez a graduação no DAMS – Departamento de Arte, Música e Espetáculo – da Università degli Studi di Bologna – Itália. É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP, e Ph.D. pela Royal Holloway University of London – Inglaterra. Permaneceu de 2002 a 2006 na Europa com uma bolsa da Capes desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre o trabalho do ator no teatro de Peter Brook. Além do trabalho artístico no teatro profissional, apresentado no Brasil e no exterior, é professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem vasta experiência na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos sobre esse tema, bem como os livros “O Ator Compositor” (Ed. Perspectiva, 2002) e “A Cinética do Invisível” (Ed. Perspectiva, 2009). Em 2010, foi convidado a desenvolver uma pesquisa junto ao The Graduate Center – CUNY, em New York. É diretor artístico do PERFORMA.

​Inúmeras experiências contribuiram para a sua formação, dentre as quais cabe ressaltar o encontro com artistas, tais como: Luiz Damasceno, Janô, Celso Frateschi, Enrico Masseroli, Judith Malina, Josef Svoboda, Onoe Ozomu, John Kalamandalam, Beth Lopes, Yedda Chaves, Gennadi Bogdanov, Yoshi Oida, Tapa Sudana, Sotigui Kouyaté, Gisela Dória, J.Ed Araiza, Tom Nelis, Barney O’Hanlon, Leon Ingulsrud, Stephen Webber, Akiko Aizawa, Ellen Fisher, Tom Bogdan, e Lenny Harrison.

Referências

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Publicado

18/08/2022

Como Citar

Pablos Calligaris, J., & Bonfitto , M. (2022). TEATRO PERFORMATIVO COM AFÁSICAS: : UM ESTUDO DA PERFORMATIVIDADE CÊNICA NO CONTEXTO DAS AFASIAS E A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CRIATIVOS E PEDAGOGIAS NAS ARTES DA CENA. Revista Mediação, (13). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6593