TEATRO PERFORMATIVO COM AFÁSICAS:
UM ESTUDO DA PERFORMATIVIDADE CÊNICA NO CONTEXTO DAS AFASIAS E A ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CRIATIVOS E PEDAGOGIAS NAS ARTES DA CENA
Visualizações: 201Keywords:
Teatro Performativo; Performance; Afasia; Pedagogia do TeatroAbstract
Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida através da prática teatral performativa baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas e investiga a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) através de observações das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, que podem servir como um estímulo para se (re)pensar os processos artísticos-pedagógicos na contemporaneidade, avançado na análise de processos criativos nas artes da cena expandida e diversa.
References
CALLIGARIS, J. P. A Dimensão Multissemiótica do Jogo teatral: A Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica com Afásicas e Afásicos. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01-24, 2020.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17959. Acesso em: 4 de maio de 2022.
CALLIGARIS, J. P. Estudo das Semioses Coocorrentes no Trabalho de Expressão Teatral com Afásicos. Resumos do 9º. Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/CAC/USP. Orgs. Camila de Moura Venturelli; Christian Alexsander Martins; Conrado de Sousa Santos; Daiana Felix Pereira; Danilo Corrêa; Nadya Moretto D’Almeida; Phelippe Celestino Pereira dos Santos; Rodrigo Severo dos Santos. São Paulo: PPGAC/CAC/ECA/USP, 2019.
CALLIGARIS, J. P. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: A Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA – IEL/UNICAMP). Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2016.
Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627814. Acesso em: 04 maio 2022.
ESSLIN, M. Teatro do Absurdo. Trad. original: Bárbara Heliodora. Trad. das atualizações: José Roberto O´Shea. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2018.
FABIÃO, E. Performance e Teatro: Poéticas e Políticas da Cena Contemporânea. Revista Sala Preta on line. Universidade de São Paulo - USP, 2009.
FERNANDES, C. Princípios somático-performativos no ensino e pesquisa em criação. In: MARCEAU, Carole; SOARES, Luiz Cláudio Cajaíba (orgs.). Teatro na Escola, reflexões sobre as Práticas Atuais: Brasil-Québec. Salvador: PPGAC/UFBA, pp. 105-115, 2013.
FISCHER-LICHTE, E. Entrevista concedida a Matteo Bonfito. Transcrição: Andrea Paula Justino dos Santos. Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 131-141, jan./jun. 2013.
HASEMAN, B. Manifesto pela Pesquisa Performativa. Trad. Marcello Amalfi. Cadernos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, v.3.1, 2015.
MORATO, E. M. et alli. Sobre as afasias e os afásicos - subsídios teóricos e práticos elaborados pelo Centro de Convivência de Afásicos. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
NORRIS, S. Multiparty interaction: a multimodal perspective on relevance. Discourse Studies, 8(3) p. 401-421, 2006
PLESSNER, H. Laughing and Crying. A Study of the Limits of Human Behavior. Trad. J.S. Churchill e M. Greene. Evanston: Northwestern Univers ity Press, v. 11, 1970
PEREIRA, J. A. T. R. O teatro das disfunções ou a cena contaminada. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Rio de Janeiro, fevereiro de 2008. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=110888. Acesso em: 14 mar 2022.
SCHECHNER, R. Rasaesthetics. In The MIT Press Journals. Posted Online March 13, 2006
TONEZZI, J. Cena e Contágio: o caso da Companhia de Arte Intrusa. In Rev. O Percevejo on line, vol. 3, n. 2. UFRJ. Rio de Janeiro, 2011
TONEZZI, J. Distúrbios de Linguagem e Teatro: O Afásico em Cena. São Paulo: Editora Plexus, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.