A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Elizete Oliveira de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais / Unidade Carangola
  • Maria da Penha Ferreira de Assis
  • Flávia Aparecida de Sousa e Silva
  • Vivian das Graças Tona

Palavras-chave:

Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética; Jovens e adultos; Aprendizagem Significativa.

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa acerca da aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Carangola, no ano de 2016. A pesquisa foi realizada em duas salas de alfabetização da EJA em Carangola. Neste trabalho, trazemos um recorte dessa pesquisa, apresentando o importante debate entre aprendizagem do SEA no espaço de sala de aula de alfabetização, como forma de repensar ações educativas contextualizadas que levem em consideração todos os agentes de construção do processo de ensino aprendizagem em uma perspectiva da aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos metodológicos utilizados baseiam-se na análise bibliográfica da temática anunciada, bem como da análise dos resultados da pesquisa sobre a aquisição da leitura e escrita por jovens e adultos em fase de alfabetização. Como resultados, apontamos que os alunos se apropriam do SEA, mediante o uso de atividades sistematizadas, que privilegiam a compreensão e o domínio desse sistema. E, também, que o diálogo entre o conhecimento prévio deles e o uso de jogos específicos para a aquisição do SEA produzem uma aprendizagem significativa, tornando o aprendizado mais prazeroso e mais eficaz.

Biografia do Autor

Elizete Oliveira de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais / Unidade Carangola

Professora do Curso de Pedagogia da UEMG / Unidade Carangola,Departamento de Educação, Linguística e Letras.

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correa; MORAIS, Arthur Gomes, FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In:

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correa; MORAIS, Arthur Gomes (Orgs.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

BENJAMIN, Walter. O Narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CALLAI, Helena Copetti (Org.). O ensino em estudos sociais. Ijuí, RS: Edunijuí, 1991.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FERREIRA DE ASSIS, Maria da Penha. O domínio da espacialidade em manuais de Geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Sílabas, sim! Método silábico, não! In.: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges; MORAIS, Arthur Gomes. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

______. A ludicidade como estratégia facilitadora para a aquisição do sistema de escrita alfabética. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão. Universidade do estado de Minas Gerais. Unidade – Carangola. 2016.

FERREIRO, Emilia. Los adultos no alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. Instituto Pedagógico Nacional (México): Centro de Investigaciones y Estudyos Avanzados, 1983.

______. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1985.

FERREIRO, Emilia & TEBEROSKI, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GERALDI, João Wanderley (Org.) O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. 1. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1992.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges; MORAIS, Arthur Gomes (Orgs.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; MORAIS, Arthur Gomes, O ensino dos princípios do sistema alfabético e de suas convenções. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correa; MORAIS, Arthur Gomes (Orgs.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Desiree. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

MURCIA, Juan Antonio Moreno (Org.). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

RAMOS, Danielle Cristina; RIBEIRO, Sheila Maria; SANTOS, Zuleica A. G. Os jogos no desenvolvimento da criança. In: ROSA, Adriana (Org.). Lúdico & Alfabetização. Curitiba: Juruá, 2011, p. 38-43.

SANDÍN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

Revista Mediação - Ano V |  Nº 11 - jul./dez. 2020

Downloads

Publicado

20/07/2021

Como Citar

Oliveira de Andrade, E., Ferreira de Assis, M. da P., de Sousa e Silva, F. A. ., & Tona , V. das G. . (2021). A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Revista Mediação, (11). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/5780