Catherine Earnshaw: as faces da opressão feminina em O morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë

Autores/as

Palabras clave:

Opressão feminina, narrativa fantástica, melancolia, feminismo.

Resumen

Este artigo aborda aspectos da personagem Catherine Earnshaw que reflete a submissão feminina e a opressão que as mulheres estão sujeitas dentro de uma estrutura social preconceituosa e violenta. Esse debate só foi possível a partir de dois trajetos distintos, o primeiro foi através da leitura do romance O Morro dos Ventos Uivantes da escritora inglesa Emily Brontë (2007), o segundo foi por intermédio das aulas de Literatura e Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais na/da Pan-Amazônia do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. O trabalho procura demonstrar aspectos das personagens que refletem perfis psicológicos autodestrutivos. Vários temas são abordados na trama e entre esses caminhos possíveis estariam a crueldade, a melancolia, o preconceito racial e a opressão feminina, contudo escolhemos trabalhar com este último, trazendo à tona os aspectos de uma sociedade machista. Da concepção sociológica e filosófica que está atrelada a obra, a autora salta para concepções claras de superioridade e inferioridade, utilizando-se de múltiplos narradores e de um protagonista, o Heathcliff, que tem traços marcados de crueldade e que posteriormente passa a exercer dentro desse contexto de exploração e segregação atitudes demarcadamente violentas. Pensado por estes aspectos este artigo está pautado pela análise das estruturas da narrativa feminista de Thomas Bonnici (2000).

Biografía del autor/a

Ítalo Lima de Moura, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduado em História pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2019), Mestrando em Estudos Literários pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2019).

Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Línguas Vernáculas.

É professora associada da Universidade Federal de Rondônia desde 1998, instituição em que concluiu a licenciatura em Letras. É pós-doutora pelo Núcleo de Estudos Populacionais - NEPO/UNICAMP. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, de Araraquara. Mestrado em Teoria da Literatura pela UNESP de São José do Rio Preto. É coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras e faz parte do corpo docente do Programa de Mestrado em Estudos Literários ambos da Universidade Federal de Rondônia. É líder do grupo de pesquisa Migração, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira. Orienta pesquisadores sobre temáticas vinculadas a imigrações contemporâneas, imigração haitiana, migração e gênero, literatura haitiana e caribenha, análise de discurso, ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e na área de Linguística Aplicada. Realiza pesquisas na área de imigração, políticas públicas e direitos humanos para imigrantes, ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e sobre as mulheres haitianas e o fluxo migratório para o Brasil e análise de discurso. Participa do Serviço Pastoral do Migrante e colabora com a acolhida e acesso a direitos sociais para migrantes em Porto Velho.

Citas

BONNICI, Thomas. O Pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem, 2000.

BRONTE, Emily. O Morro dos Ventos Uivantes. Lisboa: Printer Indústria Gráfica S. A. edição 1850.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Augusto Sá da Costa Ltda. 1978

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

Publicado

2020-06-08

Cómo citar

de Moura, Ítalo L., & Cotinguiba, M. L. P. (2020). Catherine Earnshaw: as faces da opressão feminina em O morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë. Revista Mediação, (10), 43–52. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/4316