A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Palabras clave:
violência, escola, família.Resumen
Este trabalho tem por objetivo desenvolver o tema em torno da violência escolar e na família, investigando como se dá a relação escola, família e violência. Discutem-se ainda como os diversos atores influenciam o ambiente escolar com base em entrevistas e observações obtidas através de pesquisa qualitativa. Para assim, elaborar estratégias para diminuir a ocorrência da violência escolar, ressaltando a importância do trabalho do assistente social no âmbito escolar. Para tanto, percebem-se as mudanças ocorridas na sociedade e na família tem reflexo direto na escola em especial nos problemas sociais e familiares atuais.
Citas
ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amália Faller (Org.). Famílias: redes, laços e políticas públicas. 4 ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais/PUC-SP, 2010.
BALLONE GJ, Moura EC. Maldade da Infância e Adolescência: Bullying. In PsiqWeb. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=126. Acesso em 23 de Fev. de 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1996.
CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Serviço Social na Educação – Brasília, 2001. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/SS_na_Educacao%282001%29.pdf. Acesso em 19 Mar. 2013.
FAUSTINO, Micheli Klauberg. O serviço Social na educação: possibilidades de intervenção frente a situações de exclusão social, poder e violência. Florianópolis. 2008.
GOUVÊA, Maria da Conceição Meireles. O Serviço Social no Espaço Escolar. O Serviço Social e a Política Pública de Educação. Disponível em: <http://docentes.ismt.pt/~eduardo/supervisao_estagio/documents/13_ServicoSocialnaEducacao.pdf>. Acesso em 19 Mar. 2013.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – Brasília, 2009. Disponível em: www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/comentarios.pdf. Acesso em 25, fev 2013.
LOURAU, René. A Análise Institucional. Vozes. Petrópolis. 1996.
MILANI, Feizi M. Adolescência e violência: mais uma forma de exclusão. Disponível em http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/milani.pdf. Acesso em 20 Ago. 2012.
MINAYO. Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social – Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
NOGUEIRA, Maria Alice: A relação família escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Lisboa, Out.2005. Disponível em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S000325732005000400005&script=sci_arttext. Acesso em 09 de set.
ODALIA, Nilo. O que é violência. 6° ed. Coleção Primeiros Passos. 1991.
RAMPAZZO, Suely. Família e Educação. Aparecida, SP. Editora Santuário,1996.
SCHNEIDER, Glaucia Martins; HERNANDORENA, Maria do Carmo A. Serviço Social na Educação: Perspectivas e possibilidades. Porto Alegre: CMC, 2012.
SOLAIRA, Rodrigo Medeiros de Paula. Seminário Bullying - Assédio Moral. O que é? Como identificar? Como combater?. Semana de Treinamento da ASSEMP. Belo Horizonte, 2013.
VENTURA, Adriano. Bullying. Câmara Municipal de Belo Horizonte, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.