COLCHA DE RETALHOS

HUMANIDADES DIGITAIS E INTERCULTURALIDADE NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS

Autori

Parole chiave:

Humanidades Digitais, Interculturalidade, Aprendizado de línguas

Abstract

Neste artigo, objetivamos refletir de maneira científica e poética as Humidades Digitais e os processos de interculturalidade no aprendizado de línguas. Perpassamos os pensamentos de grandes teóricos, tanto do processo de globalização, quanto os de interculturalidade, transdisciplinaridade e os de Humanidades Digitais. Para tanto, fundamentamos as nossas discussões em autores como Renan Castro (2019), Marco André Franco de Araújo e Francisco José Quaresma de Figueiredo (2015), Zygmunt Bauman (2001), Daniel Alves (2016) e outros. Utilizamos como método de escrita a poética da costura da colcha de retalhos e, através dela, definições, pensamentos e conhecimento são compartilhados e adquiridos. Deste modo, a compreensão do processo de interculturalidade e das Humanidades Digitais se tornaram ao mesmo tempo, mais leves e ilustram a ideia de incluir, agregar e produzir conhecimento a partir de diferentes formas.

Biografia autore

Olira Saraiva Rodrigues , Universidade Estadual de Goiás

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP)

Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ)

Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG)

Mestrado em Educação (PUC-Goiás)

Graduação em Letras (UEG)

Riferimenti bibliografici

ALVES, Daniel. As Humanidades Digitais como uma comunidade dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler história, n. 69, p. 91-103, mar./ set.2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/lerhistoria/2496. Acesso em 13 mai. 2021.

ARAÚJO, Marco André Franco de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Cultura, interculturalidade e sala de aula de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. REVELLI, Inhumas, v. 7, n.1, p. 63-76. Jun. 2015. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/3502. Acesso em: 5 jul. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente: pensamentos atuais sobre antigos problemas. (trad.) Lucia Lobato. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

CASTRO, Renan. As Humanidades Digitais além de uma abordagem previsível: um delineamento de um conceito em construção. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 27-39, maio 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4566. Acesso em: 17 mai. 2021.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Language learning in an immersion context: The points of view of the participants in the CAPES/FIPSE Program. In: CAMPOS, M. C. P.; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. (Ed.). Intercultural and Interdisciplinary Studies: Pursuits in Higher Education. Viçosa, M. G.: Arka, 2010. p. 13-34. Disponível em: https://www.academia.edu/43171422/Language_learning_in_an_immersion_context_The_points_of_view_of_the_participants_in_the_CAPES_FIPSE_Program. Acesso em: 05 jun. 2021.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. (trad.) Leonidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo, Editora Nacional, Editora USP, 1972.

MENDES, Edleise. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem do ensino intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S (Org.). Saberes em Português: ensino e formação de docentes. Campinas (SP): Pontes, 2008, p.57-77.

OLIVEIRA, Luis F. R; MARTINS, Dalton L. O Estado da Arte em Pesquisas Sobre Humanidades Digitais no Brasil. PRACS, Macapá, v.10, n.1, p. 9-20, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/2635/0. Acesso em 28 jul. 2021.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.

RODRIGUES, Olira. Contexto Digital. In: Lira Lírica. - Anápolis: Editora UEG, 2019. Disponível em: http://cdn.ueg.edu.br/source/editora_ueg/conteudo_compartilhado/11011/ebook_poesias_lira_lirica_2019.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.

RODRIGUES, Olira. Conhecimento. In: Afagos. Porto: Faculdade Letras da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: http://cdn.ueg.edu.br/source/observat0rio_de_ideiasm_gestao_da_informacao_em_educacao_e_formacao_128/conteudo/11084/2021_AFAGOS_REVISAO_DA_AUTORA_2742021.pdfAcesso em: 28 out 2021.

RODRIGUES, Olira. Cultura. In: Afagos. Porto: Faculdade Letras da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: http://cdn.ueg.edu.br/source/observat0rio_de_ideiasm_gestao_da_informacao_em_educacao_e_formacao_128/conteudo/11084/2021_AFAGOS_REVISAO_DA_AUTORA_2742021.pdfAcesso em: 28 out 2021.

RODRIGUES, Olira. Bordado-vida. In: Afagos. Porto: Faculdade Letras da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: http://cdn.ueg.edu.br/source/observat0rio_de_ideiasm_gestao_da_informacao_em_educacao_e_formacao_128/conteudo/11084/2021_AFAGOS_REVISAO_DA_AUTORA_2742021.pdfAcesso em: 28 out 2021.

RODRIGUES, Olira. Tessituras. In: Afagos. Porto: Faculdade Letras da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: http://cdn.ueg.edu.br/source/observat0rio_de_ideiasm_gestao_da_informacao_em_educacao_e_formacao_128/conteudo/11084/2021_AFAGOS_REVISAO_DA_AUTORA_2742021.pdfAcesso em: 28 out 2021.

SANTAELLA, Lucia. O metabolismo digital das Humanidades. In ROCHA, Cleomar; NASCIMENTO, Hugo A. D. do; SOARES, Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares (org.). Humanidades Digitais: performatividades na cultura digital. [E-book], Goiânia: Cegraf UFG, 2021. p. 2 – 9. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/invencoes/livros/9/capitulos/c01.html. Acesso em 09 jun. 2021.

SANT'ANA, Jonathas Vilas Boas de; SUANNO, João Henrique, SILVA, Barbra do Rosário Sabota. Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 6, n. 10. p. 160-184. Jan./ jun. 2017. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/1519 . Acesso em: 29 de jun. 2021.

SCHEYERL, Denise; BARROS, Kelly; SANTO, Diogo Nogueira do. A perspectiva intercultural para o ensino de línguas: propostas e desafios. Estudos Linguísticos e Literários, Inhumas, v.7 n.1, p. 145-174. Jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14816. Acesso em: 9 de jun. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-39. Jan./ jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002 . Acesso em: 25 jul. 2021.

Pubblicato

2022-08-18

Come citare

Narikawa, T. A., & Saraiva Rodrigues , O. . (2022). COLCHA DE RETALHOS: HUMANIDADES DIGITAIS E INTERCULTURALIDADE NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS. Revista Mediação, (13). Recuperato da https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/6233