Indução de capacitações em curso de graduação em design para redução de assimetrias com setor produtivo

Autores

  • Nelson Kuwahara Universidade Federal do Amazinas (UFAM)
  • Tanara Lauschner Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Magnólia Grangeiro Quirino Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8671

Palavras-chave:

projeto político pedagógico, parceria academia e indústria, perfil de formação para o mercado, instrumentos de avaliação externa do INEP, design

Resumo

O presente trabalho realiza discussão e avaliação sobre a relevância da interação do setor produtivo e sociedade de forma geral como partícipes no processo de definição do processo de construção do projeto político pedagógico do curso de Design. Sob a hipótese de que os profissionais egressos das IES que não atendem princípios e recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Design, bem como em relação a pelo menos cinco indicadores dos instrumentos de avaliação externa institucional e de cursos do INEP, no que se refere ao envolvimento do setor produtivo, colocam os cursos em risco de descontinuidade no longo prazo. Assim, visando exemplificar experiência positiva da interação da academia com a indústria, no âmbito na consolidação de simetria de interesses e visões de perfil de formação dos futuros profissionais, apresentam-se ações e resultados obtidos em projeto de parceria entre UFAM e Samsung, denominado SUPER, no qual os discentes do curso de Design obtiveram potencializações em suas formações pelas capacitações adicionais e especializadas obtidas no projeto.

Biografia do Autor

Nelson Kuwahara, Universidade Federal do Amazinas (UFAM)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atua com professor Associado da UFAM, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), coordenador do Laboratório TRANSPORTAR e coordenador da Task WP3-FT-Design no Projeto SUPER (Convênio UFAM/SAMSUNG). Coordenou e atuou em projetos de pesquisa em logísticas e transportes apoiados pelo CNPq, FINEP, FAPEAM, DENSO.

Tanara Lauschner, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, Diretora do Instituto de Computação/UFAM e conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Atua no Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e é cofundadora do Movimento Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI. Coordenadora do SUPER – Projeto Samsung/UFAM de Educação e Pesquisa.

Magnólia Grangeiro Quirino, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas no curso de Design. Coordenadora do Laboratório de Design de Produto - LADEP. Professora do Mestrado Profissional em Design - PPGD. Vice-diretora da Faculdade de Tecnologia. Tem experiência em Design de Produto atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto com materiais compósitos, Fashion Design, Biomimética, Design Social e Design Sustentável.

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Publicado

03/05/2024

Como Citar

Kuwahara , N., Lauschner, T., & Grangeiro Quirino, M. (2024). Indução de capacitações em curso de graduação em design para redução de assimetrias com setor produtivo. Pensamentos Em Design, 3(2), 105–122. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8671

Edição

Seção

Dossiê temático