Indução de capacitações em curso de graduação em design para redução de assimetrias com setor produtivo

Autori

  • Nelson Kuwahara Universidade Federal do Amazinas (UFAM)
  • Tanara Lauschner Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Magnólia Grangeiro Quirino Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8671

Parole chiave:

projeto político pedagógico, parceria academia e indústria, perfil de formação para o mercado, instrumentos de avaliação externa do INEP, design

Abstract

O presente trabalho realiza discussão e avaliação sobre a relevância da interação do setor produtivo e sociedade de forma geral como partícipes no processo de definição do processo de construção do projeto político pedagógico do curso de Design. Sob a hipótese de que os profissionais egressos das IES que não atendem princípios e recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Design, bem como em relação a pelo menos cinco indicadores dos instrumentos de avaliação externa institucional e de cursos do INEP, no que se refere ao envolvimento do setor produtivo, colocam os cursos em risco de descontinuidade no longo prazo. Assim, visando exemplificar experiência positiva da interação da academia com a indústria, no âmbito na consolidação de simetria de interesses e visões de perfil de formação dos futuros profissionais, apresentam-se ações e resultados obtidos em projeto de parceria entre UFAM e Samsung, denominado SUPER, no qual os discentes do curso de Design obtiveram potencializações em suas formações pelas capacitações adicionais e especializadas obtidas no projeto.

Biografie autore

Nelson Kuwahara , Universidade Federal do Amazinas (UFAM)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atua com professor Associado da UFAM, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), coordenador do Laboratório TRANSPORTAR e coordenador da Task WP3-FT-Design no Projeto SUPER (Convênio UFAM/SAMSUNG). Coordenou e atuou em projetos de pesquisa em logísticas e transportes apoiados pelo CNPq, FINEP, FAPEAM, DENSO.

Tanara Lauschner, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, Diretora do Instituto de Computação/UFAM e conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Atua no Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e é cofundadora do Movimento Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI. Coordenadora do SUPER – Projeto Samsung/UFAM de Educação e Pesquisa.

Magnólia Grangeiro Quirino, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas no curso de Design. Coordenadora do Laboratório de Design de Produto - LADEP. Professora do Mestrado Profissional em Design - PPGD. Vice-diretora da Faculdade de Tecnologia. Tem experiência em Design de Produto atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto com materiais compósitos, Fashion Design, Biomimética, Design Social e Design Sustentável.

Riferimenti bibliografici

BRAZÃO, K.; RODRIGUES, E.; ANDRADE, B. R.; RUSCHIVAL C. B. Desenvolvimento de conceito de aplicativo de aluguel de bicicletas para a universidade federal do amazonas (UFAM). Ergodesign & HCI, ISSN: 2317-8876. Rio de Janeiro. (No prelo 2023).

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rces05_04.pdf. Acesso em: 4 fev. 2022.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Diagnóstico do design brasileiro / Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior, Secretaria do Desenvolvimento da Produção. ISBN: 978-85-60206-06-3, Brasília: MDIC, 2014. https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/arquivos/dwnla_1435234546.pdf

CARDOSO, D. C. V.; CAMPOS, C. F.; CARPINTERO REZENDE, E. J. História, legislação educacional e o ensino do design no Brasil: dos currículos mínimos às diretrizes curriculares nacionais. Transverso, Belo Horizonte, n. 11, p. 77-94, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5605. Acesso em: 4 abr. 2023.

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação institucional externa presencial e a distância, credenciamento. Brasília, 2017a. Disponível em: ttps://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_credenciamento.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2017b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumen tos/2017/curso_autorizacao.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.

KUWAHARA, N.; LAUSCHNER, T.; LIMA, G., CALDAS, J.; MAR, A.; ANDRADE, B. Avanços em Design no Amazonas gerados na parceria entre UFAM e Samsung: Uma positiva experiência na relação universidade x empresa, In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Design: Seção Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Rio de Janeiro, 2022.

KUWAHARA, N.; ROCHA, L. L.; MENDES, A. B; AZEVEDO JUNIOR, P. C.; OLIVEIRA, J. P; LIMA, I. M. A. ESTUDOS EM SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM CADEIA DE GNL NO AMAZONAS. In: Claudete Barbosa Ruschival; Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos (Org.). Caderno Científico PPGD. Manaus: Reggo Editorial / EDUA, ISBN 978-65-84746-21-3, v. 1, p. 67-94. 2022.

LONA, M. T.; BARBOSA, A. M. Design Teaching in Brazil: Training of Schools, National Curriculum Guidelines and ENADE. DAT Journal, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53–75, 2020. DOI: 10.29147/dat.v5i2.192. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/192. Acesso em: 4 abr. 2023.

LEDA, G. O.; OLIVEIRA, G. S.; MARQUES, P. V. P.; ANDRADE, B. R. F.; LIMA, G. F. A.; KUWAHARA, N. Aplicativo de divulgação e educação ambiental sobre a Fauna no Campus-Manaus da UFAM. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design. ISSN 2675-424X. Manaus. (No prelo 2023).

SILVA, E. J. L. A. da; SANTOS, A. V. de O.; RUSCHIVAL, C. B.; SARAIVA, L. B.; SANTOS, B. R. de C.; DIAS, L. V.; KUWAHARA, N. Digital illustration course for projects with augmented reality technology. DAT Journal, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 262–279, 2022. DOI: 10.29147/datjournal.v7i1.583. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/583. Acesso em: 11 abr. 2023.

Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Projeto Samsung UFAM para Educação e Pesquisa - SUPER, Plano de Trabalho, Versão. 0.1. Processo SEI N. 23105.011044/2019-19, Documento SEI N. 0067533. Disponível em: https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador.php?acao=procedimento_trabalhar&acao_origem=protocolo_pesquisar&id_procedimento=78736&id_documento=78784&infra_sistema=100000100&infra_unidade_atual=110000376&infra_hash=916d884dfa15c97971d3634e7a57e7081bc9fe38777c80410ca0464bbcc74dfc. Acesso em: 3 jul. 2022.

Pubblicato

2024-05-03

Come citare

KUWAHARA , Nelson; LAUSCHNER, Tanara; GRANGEIRO QUIRINO, Magnólia. Indução de capacitações em curso de graduação em design para redução de assimetrias com setor produtivo. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 105–122, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8671. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8671. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê temático