Indução de capacitações em curso de graduação em design para redução de assimetrias com setor produtivo
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8671Parole chiave:
projeto político pedagógico, parceria academia e indústria, perfil de formação para o mercado, instrumentos de avaliação externa do INEP, designAbstract
O presente trabalho realiza discussão e avaliação sobre a relevância da interação do setor produtivo e sociedade de forma geral como partícipes no processo de definição do processo de construção do projeto político pedagógico do curso de Design. Sob a hipótese de que os profissionais egressos das IES que não atendem princípios e recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Design, bem como em relação a pelo menos cinco indicadores dos instrumentos de avaliação externa institucional e de cursos do INEP, no que se refere ao envolvimento do setor produtivo, colocam os cursos em risco de descontinuidade no longo prazo. Assim, visando exemplificar experiência positiva da interação da academia com a indústria, no âmbito na consolidação de simetria de interesses e visões de perfil de formação dos futuros profissionais, apresentam-se ações e resultados obtidos em projeto de parceria entre UFAM e Samsung, denominado SUPER, no qual os discentes do curso de Design obtiveram potencializações em suas formações pelas capacitações adicionais e especializadas obtidas no projeto.
Riferimenti bibliografici
BRAZÃO, K.; RODRIGUES, E.; ANDRADE, B. R.; RUSCHIVAL C. B. Desenvolvimento de conceito de aplicativo de aluguel de bicicletas para a universidade federal do amazonas (UFAM). Ergodesign & HCI, ISSN: 2317-8876. Rio de Janeiro. (No prelo 2023).
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em design e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rces05_04.pdf. Acesso em: 4 fev. 2022.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Diagnóstico do design brasileiro / Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior, Secretaria do Desenvolvimento da Produção. ISBN: 978-85-60206-06-3, Brasília: MDIC, 2014. https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/arquivos/dwnla_1435234546.pdf
CARDOSO, D. C. V.; CAMPOS, C. F.; CARPINTERO REZENDE, E. J. História, legislação educacional e o ensino do design no Brasil: dos currículos mínimos às diretrizes curriculares nacionais. Transverso, Belo Horizonte, n. 11, p. 77-94, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5605. Acesso em: 4 abr. 2023.
INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação institucional externa presencial e a distância, credenciamento. Brasília, 2017a. Disponível em: ttps://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_credenciamento.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2017b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumen tos/2017/curso_autorizacao.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
KUWAHARA, N.; LAUSCHNER, T.; LIMA, G., CALDAS, J.; MAR, A.; ANDRADE, B. Avanços em Design no Amazonas gerados na parceria entre UFAM e Samsung: Uma positiva experiência na relação universidade x empresa, In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Design: Seção Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Rio de Janeiro, 2022.
KUWAHARA, N.; ROCHA, L. L.; MENDES, A. B; AZEVEDO JUNIOR, P. C.; OLIVEIRA, J. P; LIMA, I. M. A. ESTUDOS EM SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM CADEIA DE GNL NO AMAZONAS. In: Claudete Barbosa Ruschival; Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos (Org.). Caderno Científico PPGD. Manaus: Reggo Editorial / EDUA, ISBN 978-65-84746-21-3, v. 1, p. 67-94. 2022.
LONA, M. T.; BARBOSA, A. M. Design Teaching in Brazil: Training of Schools, National Curriculum Guidelines and ENADE. DAT Journal, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53–75, 2020. DOI: 10.29147/dat.v5i2.192. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/192. Acesso em: 4 abr. 2023.
LEDA, G. O.; OLIVEIRA, G. S.; MARQUES, P. V. P.; ANDRADE, B. R. F.; LIMA, G. F. A.; KUWAHARA, N. Aplicativo de divulgação e educação ambiental sobre a Fauna no Campus-Manaus da UFAM. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design. ISSN 2675-424X. Manaus. (No prelo 2023).
SILVA, E. J. L. A. da; SANTOS, A. V. de O.; RUSCHIVAL, C. B.; SARAIVA, L. B.; SANTOS, B. R. de C.; DIAS, L. V.; KUWAHARA, N. Digital illustration course for projects with augmented reality technology. DAT Journal, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 262–279, 2022. DOI: 10.29147/datjournal.v7i1.583. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/583. Acesso em: 11 abr. 2023.
Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Projeto Samsung UFAM para Educação e Pesquisa - SUPER, Plano de Trabalho, Versão. 0.1. Processo SEI N. 23105.011044/2019-19, Documento SEI N. 0067533. Disponível em: https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador.php?acao=procedimento_trabalhar&acao_origem=protocolo_pesquisar&id_procedimento=78736&id_documento=78784&infra_sistema=100000100&infra_unidade_atual=110000376&infra_hash=916d884dfa15c97971d3634e7a57e7081bc9fe38777c80410ca0464bbcc74dfc. Acesso em: 3 jul. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Pensamentos em Design
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.