Bioforma: o design da natureza
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8220Palabras clave:
biomimética, natureza, design, sustentabilidade, tecnologiaResumen
O projeto Bioforma, iniciado em agosto de 2022, contribui para a continuação das atividades do Laboratório de Biomimética e Inovação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca identificar como as formas existentes na natureza podem ser “captadas” através de dispositivos de alta tecnologia existentes hoje em dia em nosso aparato tecnológico e estudar possíveis aplicações em diferentes áreas da indústria e da educação. O processo e os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a sociedade pois promove a ecoalfabetização, os princípios da Biomimética tanto no design de produtos quanto na estruturação de empresas e negócios e na produção de materiais didáticos. A equipe planeja a criação de uma plataforma de compartilhamento de um acervo digital visando a expansão das fronteiras do laboratório. É de interesse que estudantes e profissionais de diferentes áreas possam explorar esse recurso e desenvolver projetos com tecnologias da natureza em diferentes contextos.
Citas
BENYUS, Janine. Biomimicry Guild. Biomimicry Newsletter. The Biomimicry Design Spiral. v. 4. n. 1, 2006. Disponível em: http://biomimicry.typepad.com/newsletter/files/biomimicry_newsletter_v4.1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.
ELAM, Kimberly. Geometry of design. New York: Princeton Architectural Press, 2001.
EMBRAPA, A Arca de Noé das frutas típicas brasileiras, Brasilia, 2021.
FLEURY, Lorena C.; ALMEIDA, Jalcione. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: conflito ambiental e o dilema do desenvolvimento. Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/bzmFrBhVYLhJXQcbcQKB8XN/?lang=pt. Acesso em: 9 mai. 2023.
HARMAN, Jay. The shark’s paintbrush: biomimicry and how nature is inspiring innovation. Ashland, Oregon: White Cloud Press, 2014.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LEONARD, Anne. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo o que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MANZINI, Ézio, VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: Os requisitos ambientais dos Produtos Industriais. São Paulo: Ed. EDUSP, 2002.
NEUMANN, Dieter. Bionic, Technologieanalyse. Dusseldorf: Ed. VDI do Centro de Tecnologias Físicas de Dusseldorf, Alemanha, 1993.
THOMPSON, D'Arcy. On growth of form. Cambridge: University Press, 2000.
WAHL, Daniel C. Design de culturas regenerativas. Rio de Janeiro: Ed. Bambual, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pensamentos em Design
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.