Bioforma: o design da natureza

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8220

Parole chiave:

biomimética, natureza, design, sustentabilidade, tecnologia

Abstract

O projeto Bioforma, iniciado em agosto de 2022, contribui para a continuação das atividades do Laboratório de Biomimética e Inovação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca identificar como as formas existentes na natureza podem ser “captadas” através de dispositivos de alta tecnologia existentes hoje em dia em nosso aparato tecnológico e estudar possíveis aplicações em diferentes áreas da indústria e da educação. O processo e os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a sociedade pois promove a ecoalfabetização, os princípios da Biomimética tanto no design de produtos quanto na estruturação de empresas e negócios e na produção de materiais didáticos. A equipe planeja a criação de uma plataforma de compartilhamento de um acervo digital visando a expansão das fronteiras do laboratório. É de interesse que estudantes e profissionais de diferentes áreas possam explorar esse recurso e desenvolver projetos com tecnologias da natureza em diferentes contextos.

Biografie autore

Luiz Antonio de Saboya, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ) (1979), mestrado em Design pelo ID-IIT (Institute of Design, Illinois Institute of Technology), Chicago (1985). Especializações nas áreas de Engenharia de Produção (1982) e Análise de Sistemas (1987). Doutorado na EBA-UFRJ (Escola de Belas Artes), Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (2016). Ë professor da Esdi desde 1990 e atuou como Tecnologista sênior da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), junto ao Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz, desde 1996, e lá se aposentou em 2019. De 1989 a 2001 foi professor assistente da Univercidade (Centro Universitário da Cidade). Tem experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Projeto de Produto, atuando nos seguintes temas: design, equipamento, divulgação, cultura e educação não-formal. Trabalhou no setor de Desenho Industrial do INT (Instituto Nacional de Tecnologia) (1992), atuando no desenvolvimento de projetos para equipamentos médico-hospitalares. Na empresa White Martins S. A., coordenou equipes para o design de equipamentos médico-hospitalares (1989 a 1994). No Museu da Vida da Fiocruz, desenvolveu projetos de exposições de cunho científico / tecnológico e equipamentos para a divulgação / popularização da ciência. Atualmente é coordenador do Laboratório de Biomimética e Inovação da ESDI-UERJ

Camila Xavier Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Designer de produto pela Pontifícia Universidade Católica (2017) com mestrado em Cultura Alimentar pela Scuola Politecnica di Design (2020). Na graduação participei de projetos e parcerias com sistemas de insumos orgânicos e pesquisas com comida. Por isso, desenvolvi meu projeto de conclusão sobre cultivo urbano de alimentos.Na pós graduação pude expandir os estudos para área de serviços, cultura e desenvolvimento de produtos alimentares.Em paralelo, me tornei ceramista depois de anos como ajudante e aprendiz. Hoje tenho um ateliê onde dou aula, desenvolvo produtos, ferramentas e investigo materiais.Atualmente faço pesquisa no Laboratório de Biomimética e Inovação da ESDI - UERJ, além dos projetos internos do laboratório, promovo oficinas sobre design e sustentabilidade para os alunos da graduação, palestras e apresentações em escolas. ​

Helena Carmona Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica (2020) e estudante de Design na Escola Superior de Desenho Industrial/Uerj. Criadora do portal Design Para Jornalistas - Um guia de boas práticas visuais e da newsletter semanal sobre design Makers Gonna Make.

Riferimenti bibliografici

BENYUS, Janine. Biomimicry Guild. Biomimicry Newsletter. The Biomimicry Design Spiral. v. 4. n. 1, 2006. Disponível em: http://biomimicry.typepad.com/newsletter/files/biomimicry_newsletter_v4.1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

ELAM, Kimberly. Geometry of design. New York: Princeton Architectural Press, 2001.

EMBRAPA, A Arca de Noé das frutas típicas brasileiras, Brasilia, 2021.

FLEURY, Lorena C.; ALMEIDA, Jalcione. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: conflito ambiental e o dilema do desenvolvimento. Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/bzmFrBhVYLhJXQcbcQKB8XN/?lang=pt. Acesso em: 9 mai. 2023.

HARMAN, Jay. The shark’s paintbrush: biomimicry and how nature is inspiring innovation. Ashland, Oregon: White Cloud Press, 2014.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LEONARD, Anne. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo o que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

MANZINI, Ézio, VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: Os requisitos ambientais dos Produtos Industriais. São Paulo: Ed. EDUSP, 2002.

NEUMANN, Dieter. Bionic, Technologieanalyse. Dusseldorf: Ed. VDI do Centro de Tecnologias Físicas de Dusseldorf, Alemanha, 1993.

THOMPSON, D'Arcy. On growth of form. Cambridge: University Press, 2000.

WAHL, Daniel C. Design de culturas regenerativas. Rio de Janeiro: Ed. Bambual, 2016.

Pubblicato

2024-05-03

Come citare

DE SABOYA, Luiz Antonio; XAVIER MAIA, Camila; CARMONA GOMES, Helena. Bioforma: o design da natureza. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 134–149, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8220. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8220. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê temático