Design para emoção: infância, brinquedos e inclusão

Autori

  • Anderson Antônio Horta Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Michelle Alvarenga Pinto Cotrim Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Clara Santana Lins Cerqueira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.6781

Abstract

Compreendemos que o Design atua na construção de formas simbólicas que moldam o mundo à nossa volta, refletindo na identidade do sujeito, ou seja, quem somos ou quem queremos ser. Dentro deste contexto, apontamos para a relação entre design e infância pelo viés do design de brinquedos. Observamos que o próprio conceito de infância está intimamente ligado aos brinquedos e que estes auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Apontamos também para a conexão entre os brinquedos, a infância contemporânea e o consumo, na qual o papel da criança enquanto ator social é assegurado por meio deste. Entretanto, entendemos que os brinquedos, enquanto objetos de design, atuam para além das fronteiras do consumo, podendo ser compreendidos como materializações de ideias e convicções que nos “treinam” para o meio social em que nos encontramos, podendo gerar impactos positivos ou negativos frente aos grupos estigmatizados dentro da sociedade. Desta forma, o presente artigo buscou discutir as intercessões entre Design, emoções, infância e inclusão por meio do design de brinquedos.

Biografie autore

Anderson Antônio Horta, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutorado em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRIO, 2015; Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, 2012; graduado em Design de Produto pela Universidade FUMEC (2006). Pesquisador integrante dos grupos de pesquisa Design e Representações Sociais (CNPq) e Design em Interface com a Saúde(CNPq). Professor Colaborador do PPGD/UEMG). Professor do curso de Design de Produto da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG. Atua principalmente nos temas de pesquisa design e saúde, design e consumo, divulgação científica e design e interações socioculturais.

Michelle Alvarenga Pinto Cotrim, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestre em Design (Design, Cultura e Sociedade - UEMG), especialista em Design e Cultura (Universidade FUMEC), bacharel em Design de Produto (Universidade FUMEC). Atua nos campos do design com ênfase em pesquisas e projetos multidisciplinares envolvendo infância, consumo, produção midiática e brinquedos. Sua tese de doutorado intitulada Design e bem-estar: contribuições do design positivo para crianças dentro do transtorno do espectro autista, recebeu o Prêmio CAPES de Tese de 2022, na categoria Menção Honrosa.

Clara Santana Lins Cerqueira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2019). Mestra pelo Programa de pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2018). Graduada no Curso de Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015). Pesquisadora no grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do CNPq. Participou de diversos projetos ligados a área do design voltados para a temática sociocultural, espaços urbanos, design social, comunicação e consumo. Tem como principal interesse acadêmico as áreas que envolvem o design frente aos temas de inclusão social, movimentos e manifestações socioculturais, além de ferramentas e metodologias ativas do design que repensem o processo de ensino-aprendizagem.

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Pubblicato

2022-12-31

Come citare

Antônio Horta, A., Alvarenga Pinto Cotrim, M., & Santana Lins Cerqueira, C. (2022). Design para emoção: infância, brinquedos e inclusão. Pensamentos Em Design, 2(2), 187–206. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.6781

Fascicolo

Sezione

Artigo Completo
Received 2022-07-12
Accepted 2023-03-14
Published 2022-12-31