Design computacional: escopo e alcance de uma área em formação
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8585Parole chiave:
design computacional, design paramétrico, artefatos computacionais, fabricação digital, realidade virtualAbstract
O objetivo deste artigo é delinear o escopo e discutir o alcance do design computacional enquanto área em formação no campo do design. A fim de cumprir este objetivo, parte-se de uma contextualização dos principais fatores relacionados à área, em especial, da difusão tecnológica das primeiras décadas deste séc. XXI. Quatro áreas tecnológicas são identificadas a partir desta contextualização: (1) o design paramétrico e generativo, (2) a fabricação digital, (3) os artefatos computacionais e (4) a realidade virtual, aumentada e mista. O lócus particular do caráter computacional é evidenciado em cada uma destas áreas e a partir delas se propõe o delineamento do escopo do design computacional enquanto área em formação. Delineado este escopo, propõe-se o entendimento de que o Design Computacional é todo design que assume o caráter computacional como objeto de projeto particularizado, inerente ao conceito e à concepção de projeto e determinante sobre o artefato concebido. Segue um relato de experiências de inserção acadêmica do design computacional. Por fim, formas de inserção de tecnologias computacionais no design, a potência e o alcance da área em formação são discutidos.
Riferimenti bibliografici
BRUNS, M.; OSSEVOORT, S.; PETERSEN, M. Expressivity in Interaction: a framework for design. In: CHI '21: Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Yokohama: ACM, 2021.
CAETANO, I.; SANTOS, L.; LEITAO, A. Computational design in architecture: Defining parametric, generative, and algorithmic design. Frontiers of Architectural Research, v. 9, n. 2, p. 287-300, 2020. https://doi.org/10.1016/j.foar.2019.12.008.
CELASCHI, F.; FORMIA, E.; LUPO, E. From Trans-disciplinary to Undisciplined Design Learning: educating through/to disruption. Strategic Design Research Journal, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2013.
DYKES, T. H.; RODGERS, P. A.; SMYTH, M. Towards a New Disciplinary Framework for Contemporary Design Practice. CoDesign, v. 5, n. 2, p. 99-116, 2009.
GIACCARDI, E. Histories and futures of research through design: From prototypes to connected things. International Journal of Design, v. 13, n. 3, p. 139-155, 2019.
GIBSON, I.; ROSEN, D.; STUCKER, B. Additive manufacturing technologies: rapid prototyping to direct digital manufacturing. New York: Springer, 2010.
KUNIAVSKY, M. Smart things: ubiguitous computing user experience design. Massachusetts: Elsevier, 2010.
LIPSON, H.; KURMAN, M. Fabricated: the new world of 3d printing. Indianapolis: Wiley, 2013.
MINEIRO, É.; MAGALHÃES, C. Design paramétrico e generativo: modos de explorar a complexidade. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.14, n. 2, p. 6-16, 2019. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v14i2.151419.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Pensamentos em Design
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.