Design computacional: escopo e alcance de uma área em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i2.8585

Palavras-chave:

design computacional, design paramétrico, artefatos computacionais, fabricação digital, realidade virtual

Resumo

O objetivo deste artigo é delinear o escopo e discutir o alcance do design computacional enquanto área em formação no campo do design. A fim de cumprir este objetivo, parte-se de uma contextualização dos principais fatores relacionados à área, em especial, da difusão tecnológica das primeiras décadas deste séc. XXI. Quatro áreas tecnológicas são identificadas a partir desta contextualização: (1) o design paramétrico e generativo, (2) a fabricação digital, (3) os artefatos computacionais e (4) a realidade virtual, aumentada e mista. O lócus particular do caráter computacional é evidenciado em cada uma destas áreas e a partir delas se propõe o delineamento do escopo do design computacional enquanto área em formação. Delineado este escopo, propõe-se o entendimento de que o Design Computacional é todo design que assume o caráter computacional como objeto de projeto particularizado, inerente ao conceito e à concepção de projeto e determinante sobre o artefato concebido. Segue um relato de experiências de inserção acadêmica do design computacional. Por fim, formas de inserção de tecnologias computacionais no design, a potência e o alcance da área em formação são discutidos.

Biografia do Autor

Érico Mineiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Design pela PUC-RIO (2016), Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG (2011), graduado em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela UEMG (2004). professor no curso de Graduação em Design e no Mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. atua principalmente nos temas de pesquisa em design computacional, design paramétrico, design para fabricação digital, design e inovação e design estratégico.

Fernando José da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2014). Pós-doutorado na Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal (2019). é professor associado da UFMG, atuando no curso de Graduação em Design, e na Pós-Graduação na linha de Pesquisa Design e Educação, Programa de Mestrado Profissional em Educação e docência Promestre, da Faculdade de Educação da UFMG. possui graduação (1997) e Mestrado (2003) em Desenho Industrial, Projeto do Produto, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). tem experiência na área de Processos em Design, desenvolve Pesquisas em Design e Biomimética e coordena o Laboratório de Experimentação Digital (LED) do curso de design (EA-UFMG).

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Publicado

03/05/2024

Como Citar

MINEIRO, Érico; JOSÉ DA SILVA, Fernando. Design computacional: escopo e alcance de uma área em formação. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 123–133, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v3i2.8585. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8585. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático