Alternativas a las prácticas de microscopía en la escuela secundaria

Autores/as

  • Letícia Lima Souza Universidade Federal do Piauí
  • Marilha Vieira de Brito Universidade Federal do Piauí
  • Cícero Quirino da Silva Neto Universidade Federal do Piauí
  • João Clécio Alves Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Luíza Carla Barbosa Martins Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Santos Bastos Universidade Federal do Piauí
  • Thito Thomston Andrade Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Microscopia, Atividade prática, Metodologia

Resumen

Introdução: Técnicas de microscopia são ferramentas dinâmicas para o estudo de citologia no ensino fundamental.

Objetivo: Apresentar um relato sobre um relato sobre as experiências vivenciadas a partir da utilização de duas técnicas de microscopia.

Métodos: Este estudo ocorreu no mês Maio de 2019, na Escola Municipal Mágylla Neto com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II. O estudo constituiu-se em duas práticas: utilização de um microscópio óptico digital. Na segunda prática: montagem de um “microscópio caseiro” para verificação de microrganismos vivos em água contaminada.

Resultados: A atividade ministrada após a prática, analisamos as respostas de 33 alunos. Verificamos uma prevalência de 86% de acertos, diante 14% de questões respondidas erroneamente. Apesar de complementar, esses dados demonstram as práticas permitiram a assimilação da aprendizagem dos estudantes.

Conclusão: As práticas permitiram aos alunos obterem um conhecimento aprofundado sobre algo que somente pela teoria tornaria mais difícil a compreensão

Biografía del autor/a

Letícia Lima Souza, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Marilha Vieira de Brito, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Cícero Quirino da Silva Neto, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

João Clécio Alves Pereira, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Luíza Carla Barbosa Martins, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Francisco Santos Bastos, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Thito Thomston Andrade, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

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Publicado

2022-08-20

Cómo citar

Lima Souza, L., Vieira de Brito, M., Quirino da Silva Neto, C., Alves Pereira, J. C., Carla Barbosa Martins, L., Santos Bastos, F., & Thomston Andrade, T. (2022). Alternativas a las prácticas de microscopía en la escuela secundaria. Ciência ET Praxis, 14(28), 41–46. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/6871

Número

Sección

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES