Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deve se enquadrar no eixo temático da Revista Engenharia de Interesse Social, apontado no item Foco e Escopo.
  • O texto deve ser original, inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico.
  • O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) do aviso de Copyright e Licença de Uso a que todo o conteúdo publicado por este periódico está condicionado.
  • O material deve ser gerado por programas editores de texto em arquivos digitais nos seguintes formatos: .DOC ou .DOCX (Microsoft Word ou OpenOffice) ou .RTF (Rich Text Format).
  • O texto poderá ter no máximo 4 (quatro) autores.
  • O texto deve apresentar título, resumo e palavras-chave com até 1200 caracteres, incluídos os espaços, em português e inglês ou espanhol.
  • O trabalho que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse no Word: Menu Arquivo; Propriedades; aba Resumo; e exclua autores e demais informações que possam identificá-los.
  • O processo de submissão de textos requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento, de TODOS os autores do(s) texto(s) enviados.
  • Os textos devem seguir as normas e diretrizes do periódico.
  • Os textos devem seguir o modelo de texto do periódico

Diretrizes para Autores

A Revista Engenharia de Interesse Social (REIS) é um periódico científico dedicado à divulgação eletrônica de artigos originais e resenhas críticas de estudos das ações das Engenharias enquanto vetor de desenvolvimento humano e social.

Em seu escopo temático, a REIS propõe uma visão multidisciplinar das Engenharias, reconhecendo suas implicações nas dimensões ambiental, econômica, histórica, cultural, política e institucional, fundamentais tanto do ponto de vista humano quanto social.

A REIS recebe em regime de fluxo contínuo dois tipos de submissões: artigos originais e resenhas de livros:

Os artigos originais de pesquisas devem seguir o padrão convencional de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, e Conclusão.

A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo, além de justificar e apresentar os objetivos do estudo que deu origem ao artigo. A Metodologia deve ser descrita com as informações necessárias para permitir a repetição ou atualização do estudo por outro pesquisador; assim, as fontes de dados, a população estudada, a amostragem, os critérios de seleção, os procedimentos analíticos, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados que podem ser apresentados em conjunto ou em subtítulos separados, sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos resultados com os encontrados na bibliografia referenciada, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e uma eventual indicação de diretrizes para novas pesquisas. A Conclusão deve apresentar as principais contribuições do estudo.

As resenhas de livros devem conter a análise de um trabalho frente a um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal. Serão priorizadas resenhas de livros lançados nos dois anos que antecedem a submissão. Se a resenha for aprovada, será solicitada pela nossa equipe um exemplar do livro.

Para a submissão dos artigos originais, os autores devem atender as seguintes normas e diretrizes:

• Os textos devem estar escritos em português, inglês ou espanhol.

• Os textos devem ser elaborados de acordo com o modelo acessível no hiperlink  Modelo 2017

• Os textos devem ter entre 12 (doze) e 30 (trinta) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia;

• Os textos devem ser editados em programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC ou .DOCX (Microsoft Word), ou .RTF(Rich Text Format), e não devem ultrapassar 2MB.

• Os textos devem ser formatados com espaçamento 1,5; usar fonte Times New Roman, tamanho 12; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) para destaques de palavras e trechos em idioma estrangeiro; ter figuras e tabelas inseridas no corpo do texto e não em seu final;

• Todos os textos devem apresentar título, resumo e palavras chave em português e inglês (ou espanhol no caso de texto escrito neste idioma). Os resumos em qualquer um dos três idiomas não devem ultrapassar o limite de 1200 caracteres (com espaços); os resumos devem apontar qual é o objetivo geral do trabalho e o resultado principal apresentado de forma sintética e indicar até três palavras chave;

• Todas as obras citadas no texto devem entrar nas Referências bibliográficas, que, por sua vez, não devem conter nenhuma obra que não tenha sido citada no texto;

• As citações devem seguir o padrão indicado pela NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para a Revista Engenharia de Interesse Social escolhemos o sistema de chamada autor-data; neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s)página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses como, por exemplo:

- A chamada no texto: “A corrente pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha.” (LOPES, 2000, p. 225).

- Na lista de referências: LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

  •  Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas como, por exemplos:

- “A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)”.

- “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia”. (DERRIDA, 1967, p. 293)

  •  No caso de três ou mais autores usar et al. após o sobrenome do primeiro autor. Exemplo: (PAULINO et al., 2009).
  •  No caso de mais de uma obra de um mesmo autor colocar os anos de cada uma delas após o sobrenome do mesmo separadas por vírgula. Exemplo: (ZAOUAL, 2003, 2006, 2008)
  •  No caso de mais de uma obra de mais de um autor, citar da seguinte maneira: Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).
  •  No caso de duas ou mais obras de um determinado autor datadas do mesmo ano usar letras após a data: (LIMA, 2006a, 2006b, 2006c).

As Referências Bibliográficas devem seguir a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética, no final do texto, em seção específica, de acordo com os exemplos a seguir. Observa-se para não usar notas de rodapé.

  • Livros

URRY, J. O Olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel SESC. 1996.

WEARING, S.; NEIL, J. Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. São Paulo: Manole, 2001.

  • Capítulos de livros

RODRIGUES, A. B. Percalços do planejamento TurísticoIn: RODRIGUES, A. B. Turismo e Geografia. São Paulo: Ed. Hucitec, 2001. p. 164194.

  • Teses e dissertações

LIMA, R. P. Contribuições para repensar o desenvolvimento humano: conceituação, indicadores e especificidades. Dissertação de M.Sc., COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Brasil, 2005.

  • Artigo em periódicos

BECKER, B. Conferência: Políticas e Planejamento do Turismo no Brasil. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 17, jul. 2001.

  • Artigos em Jornais e Revistas não especializados

Com autor: CLEMENTE, I.; NEVES, M.L. Na base da trapaça, Revista Época, pp. 5658, 22out. 2007.

Sem autor: CARTA CAPITAL. Fim da era Ford, 18 mai. 2005.

  • Fontes online

BURSZTYN, I. O mercado do turismo responsável na Itália e oportunidades para o contexto brasileiro. Disponível em:<http://www.ivtrj.net/ivt/indice.aspx?pag=n&d=11586&cat=%C2%A0&ws=0>. Acesso em: 30 de março de 2011.

  • Leis, decretos, portarias etc.

BRASIL, Decreto Lei nº 2.423, 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos da Administração Federal direta e autárquica e dê outras providências. Diário Oficial, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6009, 8 abr., 1988. Seção 1, PT. 1.

- Artigos ou teses não-publicados

A Revista aceita a citação de obras não publicadas, a critério do autor, desde que mencionado o fato nas referências.

- O(s) autor(es) que fizer(em) uso de fotos e figuras no seu texto deverá(ão) enviá-las em formato .jpg para o endereço revistafaenge2015@gmail.com, tão logo seja comunicado o aceite do trabalho.

O não atendimento de, pelo menos, um dos itens acima implicará na exclusão do trabalho do processo de avaliação.

Em caso de submissão para publicação de artigo, a avaliação por pares atende as diretrizes de Double Blind Review.

A identificação de autoria de cada texto deve ser removida do arquivo para garantir o critério de sigilo do processo de avaliação cega por pares.

 

Artigos Originais

Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisas acadêmicas e científicas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados no cadastro desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.