A irradiação com cobalto-60 e o tratamento térmico no processo de beneficiamento do quartzo hialino
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2419Palavras-chave:
Tratamento de Gemas, Quartzo, Irradiação.Resumo
O Brasil é um importante exportador de gemas, no entanto parte dos minerais é comercializado em sua forma bruta, sem nenhum tratamento, tornando-as um produto debaixovaloreconômico.Essasgemasrecebemnoexteriordiversostiposdetratamento eaoretornaremaoBrasilapresentampreçosbemmaiselevados.OscristaisdeQuartzo, por exemplo, quando submetidos à irradiação, podem ter sua cor alterada para fumê devido à presença elevada de Alumínio e Lítio em sua composição. Após o processo de irradiação, com a exposição da gema a altas temperaturas é possível obter a tonalidade verde-amarelada, conhecida comercialmente como green gold. Esta variedade possui um valor muito mais elevado, no mercado de joias, do que gemas de quartzo hialino. Para este estudo foram irradiadas e aquecidas em forno tipo mufla, amostras de Quartzo Hialino, pertencentes a Santa Maria do Suaçuí, Corinto, Diamantina, região deGovernadorValadaresaAraçuaí.Asdosesderadiaçãoetemperaturadeaquecimento forammedidasatravésdaanálisedosespectrosgeradospelaEspectroscopiadeabsorção na região do infravermelho, utilizando a técnica de Transformada de Fourier – FTIR.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
Oliveira, B. L. A. de, Barcelos, S. R., & Guedes, F. N. de J. (2017). A irradiação com cobalto-60 e o tratamento térmico no processo de beneficiamento do quartzo hialino. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(2). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i2.2419
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.