Transdisciplinaridade e tecnologia: projeto de descarte de pilhas e baterias

Autores

  • Ricardo Shitsuka Curso de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil.
  • Ricardo Luiz Perez Teixeira Curso de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2641-4036
  • Leonardo Gouveia Curso de Engenharia Metalúrgica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus João Monlevade, João Monlevade-MG, Brasil.
  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.2779

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino por projetos, Complexidade, Divulgação científica, Licenciatura em ciências

Resumo

O ensino de ciências é uma das áreas mais importantes para a formação de pessoas preparadas para lidar com os avanços da tecnologia, da pós-modernidade e da cidadania, e, para tanto, torna-se interessante atrair jovens para esse saber. No Brasil existe um certo “desencanto” dos estudantes em relação às licenciaturas em ciências e matemática, e tornou-se um desafio para os autores buscarem formas de atrai-los para essas licenciaturas. Considerou-se, como forma de se trabalhar esse desencantamento, motivar os estudantes ao abordar temas como a cidadania e a transdisciplinaridade das ciências, e de que há axiomas comuns às ciências como um todo ou a um conjunto de disciplinas. Este estudo visa, assim, apresentar um projeto cidadão e transdisciplinar concebido para o incentivo aos jovens às carreiras de ensino de ciências. Realizou-se, portanto, um relato de caso de um projeto transdisciplinar realizado no Município de Itabira - MG voltado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os resultados dos trabalhos transdisciplinares executados mostraram que houve um aumento na motivação dos estudantes para carreiras docentes na área da ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Ricardo Shitsuka, Curso de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil.

Professor na UNIFEI - Itabira. . Pesquisador-líder no grupo de pesquisa MEAC da UNIFEI-Itabira. Doutor em ensino pela UnicSul.

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Curso de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil.

Professor na UNIFEI-Itabira. Pesquisador no MEAC e GPESE da UNIFEI-Itabira. Professor na UNIFEI- Itabira.

Leonardo Gouveia, Curso de Engenharia Metalúrgica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus João Monlevade, João Monlevade-MG, Brasil.

Professor FaEnge UEMG, pesquisador pelo grupo de pesquisas "Engenharias" da UEMG. Mestre Geografo Pela PUC MG.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Itabira – MG, Brasil.

Professora com experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa e docência está voltada para as áreas de: comunicação, cognição, filosofia da linguagem, semântica, pragmática, semiótica, neurociências, processos de Letramento, ensino, funcionamento dos gêneros discursivos e análise do discurso.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Shitsuka, R., Teixeira, R. L. P., Gouveia, L., & Silva, P. C. D. (2019). Transdisciplinaridade e tecnologia: projeto de descarte de pilhas e baterias. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(4). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.2779

Edição

Seção

Artigos Originais