Transdisciplinaridade e tecnologia: projeto de descarte de pilhas e baterias
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.2779Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino por projetos, Complexidade, Divulgação científica, Licenciatura em ciênciasResumo
O ensino de ciências é uma das áreas mais importantes para a formação de pessoas preparadas para lidar com os avanços da tecnologia, da pós-modernidade e da cidadania, e, para tanto, torna-se interessante atrair jovens para esse saber. No Brasil existe um certo “desencanto” dos estudantes em relação às licenciaturas em ciências e matemática, e tornou-se um desafio para os autores buscarem formas de atrai-los para essas licenciaturas. Considerou-se, como forma de se trabalhar esse desencantamento, motivar os estudantes ao abordar temas como a cidadania e a transdisciplinaridade das ciências, e de que há axiomas comuns às ciências como um todo ou a um conjunto de disciplinas. Este estudo visa, assim, apresentar um projeto cidadão e transdisciplinar concebido para o incentivo aos jovens às carreiras de ensino de ciências. Realizou-se, portanto, um relato de caso de um projeto transdisciplinar realizado no Município de Itabira - MG voltado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os resultados dos trabalhos transdisciplinares executados mostraram que houve um aumento na motivação dos estudantes para carreiras docentes na área da ciência e tecnologia.
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