Seletividade da amilopectina e amilose na flotação catiônica reversa do minério de ferro
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.2976Palavras-chave:
Flotação, Amilopectina, AmiloseResumo
O experimento analisado neste estudo teve como objeto de pesquisa o comportamento da depressão da Amilopectina e Amilose, dois componentes predominantes no amido usado comumente na flotação reversa de minério de ferro na função de reagente depressor. A quebra de ligações químicas fortes do mineral durante a cominuição gera alguns fenômenos, como o carregamento da superfície, tornando possível a manipulação dos minerais na flotação e, consequente, a concentração do mineral de interesse. Foram realizados estudos de flotação em bancada com amostras de Itabirito silicoso de baixo Fósforo e Alumina da região de Congonhas-MG, sendo utilizado cada depressor individualmente, visando obter maior teor de Ferro com Amilose e maior recuperação de massa com Amilopectina. Foi também possível observar maiores valores de recuperação de massa e metalúrgica com o uso da Amilopectina. Entretanto, a Amilose não apresentou teores de Ferro significativamente maiores em relação à aplicação da Amilopectina. Foram utilizados os reagentes Wax Maize (aproximadamente 100% de Amilopectina) e Ziam Pó (80%-85% de Amilose) como fonte de Amilopectina e Amilose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.