Caracterização mineralógica de pegmatitos litiníferos da região de Araçuaí – MG
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4361Palavras-chave:
Caracterização mineralógica, espodumênio, lítioResumo
A atual relevância do uso de lítio na fabricação de veículos elétricos e em equipamentos portáteis tem gerado uma crescente demanda por esse metal, despertando o interesse mundial por sua extração e seu beneficiamento. Portanto, o lítio tornou-se rapidamente um metal estratégico e sua exploração precisa ser mais investigada visando maximizar sua recuperação. Nesse sentido, um pegmatito litinífero da região nordeste de Minas Gerais foi estudado, adequando sua granulometria através de processos de cominuição para uma análise mineralógica por difração de raios X. A amostra apresentou em sua composição cerca de 42,6% de espodumênio, principal mineral-minério de lítio, mostrando o potencial das rochas dessa região para ulterior aproveitamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.