Caracterização de rejeito do beneficiamento de esmeraldas visando seu aproveitamento no setor agrícola

Autores

  • Isabela Cristina Freitas de Lima
  • Gleicia Miranda Paulino Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG
  • Ana Beatriz Vieira Neves
  • Fernanda da Fonseca Diniz

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4427

Palavras-chave:

Rejeito de esmeralda, caracterização mineralógica, reaproveitamento

Resumo

O reaproveitamento de rejeitos da mineração é uma alternativa que pode reduzir os passivos socioambientais associados a esta atividade, pois pode contribuir para a redução dos rejeitos estocados em barragens. O objetivo do trabalho foi realizar a caracterização de rejeito esmeraldífero, obtido de uma empresa de extração de esmeraldas, localizada em Itabira/MG e verificar a possibilidade do seu aproveitamento como subproduto para o setor agrícola. Foram realizadas análises granulométrica e mineralógica por difração de raios X e ensaio em Microscópio Eletrônico de Varredura. Cerca de 55,68% do rejeito foi considerado ultrafino. Foi observado alto percentual de mica-flogopita (46,9%), seguida de anfibólio (16,8%), cujos minerais contém magnésio (Mg) e potássio (K) em sua composição, os quais são elementos de interesse agronômico. Estudos que visem determinar a concentração de elementos químicos no rejeito e a sua liberação da estrutura mineral são necessários para confirmar a viabilidade de aproveitamento desse tipo de rejeito como subproduto para aplicação no setor agrícola.

Biografia do Autor

Gleicia Miranda Paulino, Universidade do Estado de Minas Gerais, João Monlevade, MG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), com Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), área de solos e nutrição de plantas (recuperação de áreas degradadas) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008), área de fitotecnia (manejo agroecológico de solo e planta). Atualmente é vice-diretora da faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaEnge/UEMG) e professora/pesquisadora desta mesma instituição. Foi profa da Fundação Comunitária Educacional de João Monlevade - Funcec (2012) e na Univ. Presidente Antônio Carlos (2008 e 2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em solos, atuando principalmente em recuperação áreas degradadas, manejo e conservação de solos, manejo agroecológico de solos e plantas. Também desenvolve pesquisas nas áreas de aproveitamento de resíduos na agropecuária e indústria.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Freitas de Lima, I. C., Paulino, G. M., Neves, A. B. V., & Diniz, F. da F. (2019). Caracterização de rejeito do beneficiamento de esmeraldas visando seu aproveitamento no setor agrícola. Revista Engenharia De Interesse Social, 1(4). https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v1i4.4427

Edição

Seção

Artigos Originais