Ações de Educação Ambiental para crianças da Escola Curumim em Rio Piracicaba – MG
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4605Palavras-chave:
Lixo. Meio Ambiente. Ações Ambientais. Educação. Rio Piracicaba – MG.Resumo
A educação ambiental é uma importante ferramenta a ser aplicada por instituições de ensino para solucionar problemas relacionados ao lixo (resíduos sólidos). O objetivo deste trabalho foi desenvolver ações de educação ambiental para um grupo de alunos da escola Curumim em Rio Piracicaba – MG. As ações consistiram na aplicação de questionário para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, realização de palestra, oficinas (compostagem, vaso auto irrigável, filmes e desenhos) e adoção de cartilha educativa. Pelo questionário, observou-se que a maioria dos alunos já possuía alguma compreensão sobre a questão do lixo e dos problemas que ele causa no meio ambiente. Quanto às ações de educação ambiental, a maioria deles demonstrou interesse e participou das atividades, o que permite inferir que tais ações são eficientes no processo de ensino-aprendizagem, contribuem para o aprimoramento do conhecimento dos alunos sobre os problemas causados pelo lixo e sobre como é possível amenizar os seus impactos negativos. Os resultados corroboram uma maior consciência ambiental dos alunos, possibilitando que atuem como multiplicadores de educação ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.