Sustentabilidade empresarial: uma análise das matrizes de materialidade das empresas globais fabricantes de automóveis
DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4684Palavras-chave:
Matriz de Materialidade. Gestão de Stakeholder. Responsabilidade Social.Resumo
A Matriz de Materialidade surge como um elemento do Relatório de Sustentabilidade elaborado a partir das diretrizes da Global Report Initiative – GRI. É apresentada como uma ferramenta importante para construção da estratégia de sustentabilidade das empresas, uma vez que identifica os aspectos dos âmbitos econômico, ambiental e social da sustentabilidade que são mais relevantes para os stakeholders e para a empresa, contribuindo para que ela foque suas ações de sustentabilidade nos aspectos mais relevantes a serem tratados. O objetivo deste trabalho é identificar o aspecto material mais citado na Matriz de Materialidade das empresas globais fabricantes de automóveis e descrever como as empresas o tem abordado em suas estratégias. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental sobre responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável e matriz de materialidade. Os resultados mostram que o aspecto mais citado é emissão de Dióxido de Carbono – CO2 e que as abordagens das empresas para responder as demandas dos stakeholders acerca desse aspecto se dão por toda sua cadeia de valor.
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