Bibliometria sobre gerenciamento de riscos: um paralelo entre anais dos principais eventos de Engenharia de Produção no Brasil

Autores

  • Marco Túlio Domingues Costa Faculdade Doctum de João Monlevade https://orcid.org/0000-0001-6180-6356
  • Tábata Fernandes Pereira Universidade Federal de Itajubá - Unifei
  • Emerson José de Paiva Universidade Federal de Itajubá - Unifei
  • Daysemara Maria Cotta Faculdade Doctum de João Monlevade

DOI:

https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4686

Palavras-chave:

Gerenciamento de Riscos, ENEGEP, SIMPEP, Análise Bibliométrica

Resumo

Análise de Riscos é uma área essencial a diversas áreas profissionais. Sua importância é tal que o tema se faz sempre presente nos eventos científicos nacionais, principalmente naqueles direcionados à Engenharia de Produção. Dada sua relevância, no presente artigo apresenta-se uma análise bibliométrica sobre o tema, tomando como base as produções publicadas nos anais de dois dos principais eventos de Engenharia de Produção nacionais: o ENEGEP e o SIMPEP. Considerando o volume de artigos encontrados e extraindo desses artigos uma amostra específica de 45 trabalhos sobre o tema, entre os anos de 2010 e 2018, procedeu-se a uma avaliação acerca dos principais autores e instituições, das principais referências e dos termos chaves que caracterizam seus estudos. Como resultado, percebeu-se a existência de uma similaridade de padrões entre os anais e, principalmente, que há ainda uma carência de publicações sobre o tema “Gerenciamento de Riscos” em ambos os eventos de Engenharia de Produção.

Biografia do Autor

Marco Túlio Domingues Costa, Faculdade Doctum de João Monlevade

Mestre em Engenharia de Produção pela UNIFEI. Professor e coordenador do curso de engenharia de Produção da Faculdade Doctum de João Monlevade. 

Tábata Fernandes Pereira, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Doutora em Engenharia de Produção pela UNIFEI. Professora Titular dos cursos de graduação e mestrado profissional em Engenharia de produção da UNIFEI – Campus Itabira.

Emerson José de Paiva, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Doutor em Engenharia de Produção pela UNIFEI. Professor Titular e coordenador do curso de mestrado profissional em Engenharia de produção da UNIFEI – Campus Itabira.

Daysemara Maria Cotta, Faculdade Doctum de João Monlevade

Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Professora do curso de engenharia de Produção da Faculdade Doctum de João Monlevade.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Costa, M. T. D., Pereira, T. F., Paiva, E. J. de, & Cotta, D. M. (2020). Bibliometria sobre gerenciamento de riscos: um paralelo entre anais dos principais eventos de Engenharia de Produção no Brasil. Revista Engenharia De Interesse Social, 5(6), 173–192. https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4686

Edição

Seção

Artigos Originais