Bibliometria sobre gerenciamento de riscos: um paralelo entre anais dos principais eventos de Engenharia de Produção no Brasil
Visualizações: 294DOI:
https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i6.4686Palavras-chave:
Gerenciamento de Riscos, ENEGEP, SIMPEP, Análise BibliométricaResumo
Análise de Riscos é uma área essencial a diversas áreas profissionais. Sua importância é tal que o tema se faz sempre presente nos eventos científicos nacionais, principalmente naqueles direcionados à Engenharia de Produção. Dada sua relevância, no presente artigo apresenta-se uma análise bibliométrica sobre o tema, tomando como base as produções publicadas nos anais de dois dos principais eventos de Engenharia de Produção nacionais: o ENEGEP e o SIMPEP. Considerando o volume de artigos encontrados e extraindo desses artigos uma amostra específica de 45 trabalhos sobre o tema, entre os anos de 2010 e 2018, procedeu-se a uma avaliação acerca dos principais autores e instituições, das principais referências e dos termos chaves que caracterizam seus estudos. Como resultado, percebeu-se a existência de uma similaridade de padrões entre os anais e, principalmente, que há ainda uma carência de publicações sobre o tema “Gerenciamento de Riscos” em ambos os eventos de Engenharia de Produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.